Aprenda a evitar os efeitos dos exageros no Ano Novo

A nutricionista Amanda Campos cobrou equilíbrio e deu dicas valiosas para controlar a ressaca e o desconforto no dia 1º

sab, 31/12/2022 - 08:00
Pixabay Taças de espumante e fogos de artifício Pixabay

A ceia de Ano Novo se aproxima, mas você já se recuperou dos excessos nas confraternizações e na noite de Natal? A nutricionista Amanda Campos deu algumas orientações para curtir a festa da virada sem que seu organismo entre em 2023 todo desregulado. 

Antes de pensar em reduzir os danos depois de abusar da bebida alcoólica e dos pratos da ceia, é importante se preparar durante o dia. Água é a principal aliada em todos os processos, seja antes, durante ou depois da comemoração. Além de manter o organismo hidratado, ela ajuda a eliminar toxinas. 

A nutricionista recomenda que a rotina de sono e alimentação seja mantida para que o corpo tenha os aportes necessários para conter os exageros. Nada de pular o almoço ou esquecer da janta com o pensamento de comer mais na ceia. "Quando chegar a noite, e essa pessoa não pulou nenhuma refeição, ela não vai estar com muita fome e não vai exagerar na ceia. Porque a conta chega", destacou.

Atenção ao equilíbrio

Com a mesa liberada, lembre-se que o equilíbrio é a chave. "A pessoa não precisa se privar de comer o que gosta, até porque a nutrição está fortemente ligada ao prazer da alimentação e aos momentos especiais. Ela só vai precisar tomar alguns cuidados. Ter atenção em relação a quantidade de bebida e da comida, sabendo que o exagero vai gerar desconforto", observou. 

Para a alimentação, opte por ovos de codorna, frutas secas, castanha, queijos leves, lentilha e as partes magras da proteína animal, como o peito. Amanda também alertou para os drinks e lembrou dos seus efeitos danosos. "O álcool é irritante, vai lesionar algumas mucosas. Ele também tem papel diurético, então é bem importante tentar se manter hidratado", reforçou. 

Importância de ingerir fibras

Caso você não tenha se controlado, a aposta para 1º de janeiro é beber água de coco para repor as perdas de eletrólitos. Também é interessante evitar repetir os pratos gordurosos da ceia. Uma boa dica é começar 2023 com frutas in natura ricas em água, como melancia, laranja e melão. Sucos também estão liberados, mas as fibras da fruta inteira vão ajudar a recuperar o organismo mais rápido e auxiliar no trânsito intestinal. 

Sem enjoo pós-festa

Para os efeitos da ressaca, a nutricionista recomenda chá ou suco com hortelã e gengibre. “Eles vão aliviar bastante a sensação de enjoo. Como o álcool é irritante, esses alimentos vão reestabelecer a saúde intestinal, pois vão trabalhar nessa cicatrização e gerar conforto para aquela pessoa que está vomitando ou com muita vontade de vomitar”, indicou.

COMENTÁRIOS dos leitores