Em 2022, 131 crianças e adolescentes foram baleados na RMR

Dados são do Fogo Cruzado e representam o pior resultado em quatro anos de monitoramento

por Vitória Silva seg, 30/01/2023 - 10:01
Unsplash Pessoa apontando arma de fogo Unsplash

A Região Metropolitana do Recife (RMR) teve, em 2022, um dos anos mais violentos para crianças e adolescentes, segundo o Instituto Fogo Cruzado. O novo relatório da organização mostra que, no último ano, 13 crianças e 118 adolescentes foram baleados na região, o pior número desde que o acompanhamento do instituto começou a ser feito. Nos indicadores de 2019 a 2022, foram 42 crianças e 428 adolescentes baleados.  

O relatório destaca que, nos últimos anos, o programa Pacto Pela Vida foi perdendo efetividade e Pernambuco passou a crescer nos índices de violência, se tornando um dos estados mais violentos do país. Em especial, o Grande Recife. 

“O caso de Pernambuco é emblemático porque vimos um retrocesso muito grande nos últimos anos. Estamos falando de um estado que conseguiu avançar em transparência e políticas voltadas para a redução de homicídios, ou seja, de um estado que sabe como fazer. Mas deu passos atrás. 2022 foi o ano em que registramos mais vítimas no Grande Recife desde quando começamos a operar no estado, em 2018”, ressalta Maria Isabel Couto, diretora de Dados e Transparência do Instituto Fogo Cruzado. 

Couto menciona, ainda, que a transparência do estado diminuiu conforme a violência escalou, e que a pobreza de informações à população mascara a sensação de segurança. 

“Justamente quando os homicídios aumentaram, chegando ao ápice da série histórica, o governo dificultou o acesso à informação, deixando a população no escuro sobre o que estava acontecendo. Essa medida vai na contramão do que se espera de um governo democrático, comprometido com uma gestão eficiente e voltada para o bem comum da população. As consequências dessas decisões podem ser percebidas graças a atuação da sociedade civil que se engajou na produção cidadã de dados. A explosão dos indicadores mostra isso de maneira muito clara”, acrescentou. 

É possível acessar a íntegra do relatório em: fogocruzado.org.br/dados/relatorios/relatorio-anual-2022. 

O Instituto 

O Fogo Cruzado usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, em três regiões metropolitanas do país: Salvador, Recife e Rio de Janeiro. São utilizados 30 indicadores para mapear vítimas fatais e sobreviventes da letalidade urbana, seja civil ou policial. 

Nos recortes, o instituto ressalva as diferenças entre as três regiões. Enquanto no Rio, a maior preocupação é a ocorrência de chacinas policiais, no Recife, é a letalidade infantojuvenil. Já para a população soteropolitana, a violência urbana geral é que provoca uma elevada nos índices de tiroteios e vítimas. 

COMENTÁRIOS dos leitores