PE: Morador de Candeias é suspeito de abuso infantil
Nessa quarta-feira (18), a Polícia Federal realizou oito operações em todo o país para reforçar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Nessa quinta-feira (18), a Polícia Federal (PF) realizou oito operações no Brasil para reforçar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Pernambuco, um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra um operador de telemarketing, de 25 anos, morador de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
O homem não foi preso em flagrante, mas teve uma câmera fotográfica, um celular e um disco rígido de computador apreendidos pelos policiais. O material será periciado no decorrer da investigação.
Materiais apreendidos pelos policiais. Divulgação/PF
A atuação fez parte da Operação Égide, de titularidade da PF em Paranaguá, no Paraná, em combate ao compartilhamento de conteúdos com abuso sexual infantil na internet. A investigação teve início no fim de 2022 e identificou dezenas de suspeitos de negociar a venda de fotos e vídeos nas redes sociais. Após o primeiro contato, os envolvidos migravam para grupos fechados de aplicativos menos conhecidos para dar seguimento às vendas.
Em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, oito operações em sete estados do Brasil foram deflagradas. Ao todo, quatro mandados de prisão e 60 de busca e apreensão foram cumpridos em:
- Campina Grande/PB – Sem nome: 1 mandado de busca e apreensão
- Rio de Janeiro/RJ: Operação IBEJI VII – 1 mandado de busca e apreensão e 1 de prisão
- São José dos Campos/SP: Operação Spy – 2 mandados de busca e apreensão
- Ponta Grossa/PR: Operação Ilitía – 2 mandados de busca e apreensão
- Patos/PB: Operação Lobos – 2 mandados de busca e apreensão e 1 de prisão
- Paranaguá/PR: Operação Égide – 50 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de busca e apreensão em Pernambuco
- Florianópolis/SC: Operação Double Face - 1 mandado de busca e apreensão e 1 de prisão
- Porto Velho/RO: Operação Accumulator - 1 mandado de busca e apreensão e 1 de prisão
Policial busca elementos de prova em computador de suspeito. Divulgação/PF
Entre janeiro e maio deste ano, a Polícia Federal deflagrou 163 operações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Mais de 37 vítimas foram identificadas, 108 pessoas presas e 22g mandados de busca e apreensão cumpridos. A PF reforça que esse tipo de crime fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pode render uma pena de reclusão de quatro a oito anos, além do pagamento de multa.