Polícia prende suspeitos de homicídio de torcedor do Santa

Segundo a polícia, crime foi de vingança por morte de torcedor de grupo rival, mas vítima foi escolhida aleatoriamente

por Vitória Silva qua, 02/08/2023 - 14:38
Reprodução/Facebook Lucas Gabriel, torcedor do Santa Cruz, morto aos 21 anos Reprodução/Facebook

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu, nesta quarta-feira (2), ao menos seis suspeitos de participarem do espancamento que causou a morte do torcedor do Santa Cruz Lucas Gabriel Rosendo, em maio deste ano. A vítima, de 21 anos, foi escolhida aleatoriamente e abordada em uma parada de ônibus, a caminho de uma partida do clube pernambucano, no Arruda, Zona Norte do Recife. O crime foi cometido por vingança, após a morte de um torcedor rival, do Sport. 

Os presos têm de 21 a 29 anos. Nove mandados de prisão e nove de busca e apreensão domiciliar foram expedidos em Recife, Paulista e Olinda; o número de presos deve aumentar conforme o andamento das investigações. Segundo o delegado Marcos Maggi, titular da 9ª DPH, alguns participantes demonstraram arrependimento, e outros reiteraram que a vingança era necessária.  

“Alguns se arrependeram, outros não, ou preferiram ficar calados. Outros acham que deve ser assim mesmo, que perderam um amigo e cabe a vingança. Muitos já têm passagem e são reincidentes em crimes previstos no Estatuto do Torcedor, pela violência nos estádios. Alguns por tráfico, mas a maioria por violência nos estádios”, explicou Maggi. 

O crime 

No último dia 21 de maio, Lucas Gabriel Rosendo estava em um ônibus da linha Rio Doce/CDU, a caminho do jogo do Santa Cruz contra o Campinense, que aconteceria no Arruda. O coletivo estava lotado de torcedores tricolores, seguindo para o mesmo destino. Enquanto Lucas desembarcava em Olinda, para pegar um segundo ônibus que o levaria à Zona Norte da cidade, o veículo foi alvo de uma emboscada e uma confusão se iniciou. 

Imagens divulgadas pela Polícia Civil mostram momentos diferentes do crime. A investida ao ônibus, pessoas correndo e se deitando no chão do coletivo, além de vândalos soltando bombas na rua, na tentativa de parar o veículo. Outro vídeo já mostra a vítima caída no chão, coberta de sangue, enquanto os rivais celebram o crime. 

Lucas foi levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Cidade Tabajara, também em Olinda, onde teve uma parada cardiorrespiratória e morreu no dia 22 de maio. Ele foi agredido com pedras e pedaços de madeira. À polícia, a família de Lucas confirmou que ele também era integrante de torcida organizada. 

“São integrantes da Torcida Organizada Jovem do Sport. Alguns foram presos, hoje, pela agressão, e outros, pela organização. É um crime que vinga um homicídio de fevereiro, quando houve a morte de um torcedor do Sport, da torcida rival, a Jovem. A vítima foi escolhida aleatoriamente porque eles queriam qualquer um com o uniforme do Santa Cruz. Eles tiraram a camisa ensanguentada, já enquanto a vítima estava bastante debilitada, para levar como troféu e postar nas redes sociais. Todos se juntaram com a camisa da vítima [para a foto]”, concluiu o delegado. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores