Juíza é homenageada pela OAB por oferecer café para réu

A magistrada viralizou por "conduta humanizada" com detento, que estava com frio durante audiência

por Mariana Ramos qua, 17/01/2024 - 15:37
Reprodução/Internet Profissional trabalha no Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) Reprodução/Internet

A Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR) prestou homenagem à juíza Lana Leitão Martins, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR), pela sua conduta “humanizada” durante audiência de custódia que aconteceu no dia 10 de janeiro e se tornou viral nas redes sociais.

O vídeo que rodou a internet mostra a magistrada durante a audiência, na apresentação do detento Luan Gomes, de 20 anos. Na gravação, Leitão interrompe o procedimento padrão ao perceber que o rapaz estava com frio, então pede que desliguem o ar-condicionado e sirvam café para o jovem.

“A audiência não pode acontecer enquanto o réu estiver com frio. (...) Eu não vou fazer uma audiência com ele tremendo. O senhor toma um cafézinho para o senhor se esquentar. Quando o senhor parar de tremer a gente continua a audiência”, repete a juíza no vídeo.

O presidente da OAB-RR, Ednaldo Gomes Vidal, formalizou a atribuição de Menção Elogiosa para Lana Leitão, “em reconhecimento a sua atuação ética e humanizada”, para  o Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR), desembargador Jésus Nascimento e ao presidente da Associação de Magistrados de Roraima (AMARR), juiz Marcelo Oliveira. 

O presidente defende que a magistrada aplicou “efetivamente o ordenamento jurídico, observando as regras de segurança sanitária e garantia de direitos da pessoa presa, com excelência, presteza e dedicação, sempre pautada na ética e compromisso institucional”.

COMENTÁRIOS dos leitores