Mãe e filha denunciam calúnia em supermercado no Recife
Caso ocorreu no bairro de Areias, na zona oeste da cidade
Duas mulheres negras denunciam ter sido vítimas de racismo e calúnia, no último domingo (21), ao fazerem compras em uma unidade do supermercado Mix Mateus, localizada no bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife. Mãe e filha afirmam que uma funcionária da loja as acusou de tentar furtar uma fralda e um pacote de lenços umedecidos.
Em páginas nas redes sociais, a mulher mais nova contou que levou o seu filho, uma criança de 1 ano e dois meses, ao local em um carrinho de bebê e, que, antes de sair de casa colocou, próximo ao menino, um pacote de lenços umedecidos e fraldas, que são de uso pessoal do garoto. Ainda segundo a mulher, a funcionária afirmou que tanto ela, como a sua mãe, não poderiam sair do supermercado sem apresentarem a nota fiscal das mercadorias, que não tinham sido retiradas da loja.
Através de vídeos, registrados por ela, no momento da abordagem, é possível observar a sua mãe discutindo com um homem e uma mulher, que são funcionários da unidade. Em determinado momento, ela questiona: “É porque eu sou preta?”.
Além disso, é possível, ainda, ouvir a mulher, que estava filmando, pedindo aos trabalhadores que eles verificassem as gravações das câmeras de segurança do estabelecimento. O Grupo Matheus afirma que está avaliando internamente o caso e ressaltou que a empresa "não compactua com comportamentos preconceituosos de qualquer natureza".
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco revelou que uma ocorrência de calúnia foi registrada por meio da Delegacia de Afogados nesta segunda-feira (22). A corporação ainda afirmou que as “investigações seguem até o esclarecimento do caso”.