Mendoça promete rever contratos do lixo
O candidato ressaltou alteração na coleta, mas não houve mudanças nos valores pagos às empresas
Em visita ao Alto da Esperança, no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, o candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), declarou que o sistema de limpeza urbana e coleta de lixo não funciona e sua intenção é rever os contratos. “Há muitas coisas nebulosas e ainda não explicadas no que diz respeito à licitação do lixo e minha proposta é tornar tudo transparente”, defendeu.
O candidato lembrou que a coleta, em algumas áreas do município, acontecia diáriamente, mas passou a ser alternada sem que houvesse mudança nos valores pagos às empresas responsáveis. “O Tribunal de Contas ordenou que o valor fosse reduzido para R$ 30 milhões, mas as empresas conseguiram uma liminar e continuam recebendo R$ 50 milhões por mês”, informou o democrata. Ele ainda ressaltou que a prefeitura poderia acionar a Procuradoria do município para rever o contrato, mas não faz.
Segundo Mendonça, o Recife tem cerca de 200 Km quadrados e um custo altíssimo para a coleta do lixo. “"A lógica manda que o custo seja menor, uma vez que o território coberto é mais limitado, mas não é isso que se vê. Na minha gestão essa caixa preta do lixo vai ser aberta de uma vez por todas", pontuou.