Eurico Freire rebate declarações de Jungmann
O vereador defendeu os dados do balanço financeiro do 2º quadrimestre da PCR
O vereador Eurico Freire (PV), membro da Comissão de Finanças, da Câmara Municipal do Recife, defendeu os dados do balanço financeiro do 2º quadrimestre da Prefeitura do Recife, em resposta ao pronunciamento do vereador e líder da oposição, Raul Jungmann (PPS), no último dia 7.
Jungmann havia mencionado, por exemplo, que a arrecadação, vem caindo bimestre a bimestre, passando de 620 milhões no primeiro, para 510 milhões no quarto, uma redução de 110 milhões de reais. Eurico rebateu e explicou que as receitas, notadamente as tributárias, estão sujeitas a alguma sazonalidade. De acordo com o vereador o segundo quadrimestre do ano, historicamente, sempre apresentou uma menor receita em relação ao primeiro, devido a fatores como o recolhimento do IPTU no início do ano, por exemplo.
"A análise do comportamento da arrecadação entre períodos de um mesmo ano pode induzir a conclusões distorcidas, como a do caso em questão; em termos evolutivos, que exprimam o esforço/desempenho arrecadatório, o certo é comparar períodos iguais de anos diferentes e não períodos diferentes de um mesmo ano", frisou Eurico.
Além disso, ele ressaltou que em termos de previsão orçamentária, até agosto, já foi realizado R$ 823 milhões (71,5%) da Receita Tributária e R$ 1,15 bilhões (60,5%) das Transferências.