Jungmann apresenta diagnóstico da saúde no Recife

A pesquisa encomendada pelo vereador constatou precariedade no Sistema Público de Saúde do Recife (SUS)

por Giselly Santos qui, 31/10/2013 - 21:44
Líbia Florentino/LeiaJáImages/Arquivo “Está havendo um grande problema de gerenciamento Líbia Florentino/LeiaJáImages/Arquivo

O vereador Raul Jungmann (PPS) realizou a primeira pesquisa sobre a satisfação dos usuários do sistema público de saúde do Recife. No quadro encontrado, de acordo com Jungmann, pelo levantamento está o tempo de espera dos usuários por uma consulta médica e a falta de assistência odontológica.

A pesquisa mostra que 23,8% das pessoas entrevistadas nunca tiveram acesso a um dentista. “Está havendo um grande problema de gerenciamento. Você tem excesso em algumas áreas e escassez nas outras, mas o mais absurdo é que são dentro da mesma cidade”, analisou.

Os dados, segundo o vereador, comprovam que os medicamentos da Farmácia da Família são obtidos, de forma sistemática, por uma reduzida quantidade de pessoas. Dois terços dos usuários têm dificuldades em receber estes medicamentos. 13,8% recebem de forma sistemática e 19,9% conseguem ter acesso na maioria das vezes que buscam. Apesar da distribuição de medicamentos nas USFs ser assegurada por lei, a pesquisa mostra que há entraves que chegam a impedir que os medicamentos cheguem a uma parte considerável de usuários.

A amostra foi realizada em 113 Unidades de Saúde da Família da cidade, de acordo com a Assessoria de Imprensa, foram realizadas 1.130 entrevistas, que pesquisaram acerca do grau de satisfação dos usuários, a forma como eles são acolhidos no sistema de saúde, a frequência com que recebem as visitas dos agentes comunitários de saúde e a qualidade do atendimento odontológico, entre outros aspectos.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

 

COMENTÁRIOS dos leitores