Mantega e Cerveró são convidados para irem à Câmara

Eles vão esclarecer mais detalhes sobre a refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras

por Giselly Santos qua, 26/03/2014 - 14:07

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró foram convidados para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados sobre a operação da compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela petroleira brasileira.  A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou o convite, nesta quarta-feira (26), por requerimento da oposição. Mantega ainda dará explicações sobre o rebaixamento da classificação de risco do Brasil feita pela agência Standars & Poors.

Acordo firmado entre os integrantes da comissão estipulou prazo de 20 dias para que Mantega participe de audiência pública no colegiado com o compromisso de que os autores do requerimento tenham o mesmo espaço para fazer os questionamentos que o designado no caso de convocação. Além do autor do convite, líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), subscreveram o requerimento os deputados Wanderlei Macris (PSDB-SP), Fernando Francichini (SDD-PR) e outros.

"Como presidente do Conselho de Administração da Petrobras, o ministro Mantega, certamente, tem informações muito valiosas não só nesse escândalo da operação Pasadena evolvendo irregularidades da ordem de mais de R$ 1 bilhão, como também outros episódios nebulosos que envolvem a Petrobras, caso da SBM, empresa holandesa com suspeita de pagamento de propina a funcionários da estatal brasileira", atesta Mendonça.

O democrata explica ainda que a presença do ministro da Fazenda será uma oportunidade para se debater a situação econômica do País. "Tivemos o rebaixamento da nota do Brasil do ponto de vista de crėdito e está claro que o país está patinando, numa situação crítica do ponto de vista de crescimento econômico com as condições fiscais deterioradas", pontua o democrata.

 

COMENTÁRIOS dos leitores