Jucá apresenta parecer favorável à CPI ampla

Relator quer CPI para Petrobras, metrô de São paulo e Porto de Suape. Já oposição quer colegiado específico. Plenário deve decidir nesta quarta

ter, 08/04/2014 - 16:12

Como já era esperado, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) apresentou parecer favorável à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ampla para investigar tanto as denúncias de irregularidades na Petrobras, quanto o escândalo do metrô de São Paulo e do Distrito Federal e de obras no Porto de Suape e na Refinaria Abreu e Lima. O relatório ainda será votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que realiza nesta terça-feira (8) sessão extraordinária para analisar o caso.

O parecer de Jucá é favorável à manobra do governo. A oposição tenta garantir no Supremo Tribunal Federal a investigação específica sobre a Petrobras, que enfrenta denúncias de superfaturamento na compra de plataformas e refinarias. Líderes partidários chegaram a acusar DEM, PSDB, PDT e PSB de agirem por motivações eleitorais, já que os aliados de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) insistem na instalação do colegiado. Foi da base aliada a posposta de ampliar o escopo da CPI e incluir as demais denúncias.

A chamada CPI do Fim do Mundo, se aprovada na CCJ, terá que passar também em plenário, provavelmente nesta quarta-feira (9). Para Jucá, a proposta é coerente e não traz "prejuízo para a minoria, porque o objeto deles será investigado de qualquer forma". Ele disse que irá consultar o STF sobre o assunto, assim como fez a oposição nesta manhã ao protocolar um mandado de segurança para obrigar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RN), de instalar o colegiado.

Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), um dos principais articuladores para a criação da CPI mista, o colegiado amplo é uma tentativa de "desviar o foco". "O governo quer tumultuar o processo com essa inclusão de temas que não têm relação com a Petrobras. É uma tentativa de abafar a crise", sustentou.

COMENTÁRIOS dos leitores