Câmara promete ampliar atendimento na saúde pública em PE
As diretrizes para o Programa de Governo da Frente Popular foram apresentadas nesta terça-feira (27)
A ampliação da rede estadual de saúde é o foco das diretrizes apresentadas pelo pré-candidato ao Governo de Pernambuco da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), nesta terça-feira (27). Na listagem de pretensões, Câmara elencou a construção de mais cinco hospitais e seis UPAs Especialidades, além da implantação dos programas “O Doutor Chegou”, “Medicamento em Casa” e “Saúde Conduz”, e da informatização da rede.
As propostas, segundo o pré-candidato, atendem aos anseios atuais da população. “Essas diretrizes iniciam o processo de discussão, algumas coisas já estão pactuadas como a construção dos hospitais, a implantação do Doutor Chegou e a informatização da rede. Nós conversamos com as unidades médicas, com prefeitos e especialistas. Um grupo importante de pessoas que nos dão uma segurança muito grande de sabermos que essas são diretrizes que atendem aos anseios atuais”, garantiu durante conversa com os jornalistas.
Entre as unidades hospitalares que podem ser construídas, caso o postulante da Frente Popular seja leito, está o Hospital Geral de Cirurgia, na Região Metropolitana do Recife. O local será voltado para a efetuação de cirurgias eletivas (agendadas com antecedência), com a capacidade de atender duas mil cirurgias, por mês. “Hoje nós temos uma epidemia, que é a de acidente de motos e traumas. E o que isso faz? Faz com que as cirurgias marcadas fiquem sem controle. O hospital atenderá as cirurgias eletivas, ou seja, marcadas. Vai ter urologia, trauma, neurologia e outras”, descreveu Câmara. Além desse, as diretrizes também prevê a construção do Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada, e duas unidades hospitalares direcionados para a saúde da mulher.
Outro ponto também abordado pelo socialista, nas diretrizes, foi o reforço e a humanização no atendimento. “A população quer mais humanização no atendimento e para isso vamos melhorar a qualidade do serviço. Vamos ampliar os mutirões no interior e da assistência farmacêutica”, contou.
A informatização da rede na saúde também será proposta pelo pré-candidato. Através do programa “Saúde Melhor” o paciente poderá ser identificado com a ficha completa em qualquer hospital do Estado. “Na era da tecnologia não podemos esperar, esta é uma meta prioritária para todos nós”, assegurou Câmara.
As diretrizes da Frente Popular, segundo o socialista, já estão disponíveis para consulta online e abertas a sugestões dos internautas.
Confira as diretrizes completas: