Lula é ídolo para moradores de Brasília Teimosa

Caravanas de outras cidades vieram acompanhar o comício do petista na Zona Sul do Recife

sex, 05/09/2014 - 02:36

A comunidade de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, ficou agitada na noite desta quinta-feira (3). A presidenta e candidata a reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, estava no local com o ex-presidente Lula, o candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), e o candidato ao Senado João Paulo (PT). Juntos, eles realizaram um grande comício na orla do bairro. 

O local do comício no Recife foi escolhido pelo próprio ex-presidente Lula, e não por acaso, pois a comunidade é um verdadeiro reduto do petista. Basta andar algumas casas para se ver fotos e adesivos de Lula e Dilma colados nas paredes. Alguns moradores são só elogios aos petistas.

Diosinete Moura é uma aposentada de 66 anos, que catava mariscos em Brasília Teimosa para sobreviver. Ela foi morar na comunidade na época em que as palafitas ainda dominavam onde hoje existe uma orla. Nesta quinta, ela estava na frente da casa onde mora, toda vestida de vermelho, para esperar a chega dos petistas. Na porta da casa dela, uma velha bandeira com uma estrela do partido e um adesivo com a foto de Dilma e Lula. 

“A casa que eu tenho hoje foi Lula quem me deu, esse bairro era todo em cima de água. O que eu sinto por ele é um sentimento de gratidão. Às vezes eu acho que estou em um sonho, quando eu vejo isso aqui (as melhorias no bairro). Quando ele ficou doente, eu chorei como se fosse um parente meu”, contou Diosinete. 

A aposentada não esquece de um gesto que Lula fez na primeira visita à comunidade. “Ele entrou nas palafitas, colocou os pés na água e abraçou o povo”, relembrou emocionada. 

No final da conversa, Diosinete compara Lula e Eduardo. “Voto em qualquer pessoa que Lula apoiar. Se o povo vota em Marina porque Eduardo morreu, eu voto em Dilma porque Lula está vivo, e eu peço a Deus que conceda muitos anos de vida a ele”, comenta sorrindo a aposentada.

O pescador José Carlos dos Santos, de 54 anos, também mora na comunidade. Na casa em que vive, um adesivo com a foto de Dilma recepciona quem chega. “Foi o partido melhor para o Brasil. A orla e a avenida foi Lula quem fez. Depois que ele entrou no governo, tudo melhorou para os pobres”, afirmou o pescador. 

Sobre Dilma, ele comentou que ela continuou o trabalho que Lula começou, e que se eleita, no segundo mandato, a petista vai cumprir com as promessas feitas ao povo. Sobre o Senado, o voto de José já é certo. “Aqui em casa todo mundo vai votar no PT, João Paulo foi o melhor prefeito que o Recife já teve. São pessoas que ajudaram a nossa comunidade, a gente tem que retribuir”, explicou José. 

A aposentava Marinalva do Nascimento, de 64 anos, não pensa diferente do pescador. “Vou votar em Dilma por causa das obras que Lula fez na Brasília Teimosa. Antigamente era tudo de madeira, em cima da maré, e Lula fez essa beleza”, comentou a aposentada apontada para orla. 

Ele também disse que boa parte da família é apaixonada por Lula. “Voto em quem Lula indicar, ele foi bom e só vai indicar quem presta. Quando ele estava doente eu chorava como se fosse a viúva dele”, conclui Marinalva. 

A advogada Joana Sales, de 32 anos, não é da comunidade e nem militante. Ela mora na Encruzilhada, na Zona Norte da Capital, mas mesmo assim foi assistir o ato petista e comentou em quem pretende votar. “Voto no PT pela inclusão social que o partido promoveu, pelo Pronatec, Prouni e Bolsa família. Admiro Lula porque ele quis ajudar os nordestinos que não tinham oportunidade”, explicou Joana. 

Mas não foram só os recifenses que foram prestigiar Dilma e Lula. Caravanas de várias regiões do estado ocuparam as pequenas ruas da comunidade. Jade Ramos saiu com a família e mais seis ônibus de Caruaru, no Agreste, para acompanhar o evento. Ela afirmou que vai votar em Dilma por acreditar vai dar continuidade ao trabalho que Lula iniciou. “Tenho 42 anos e não tive a oportunidade que a minha filha teve de cursar uma faculdade. Agradeço a Lula pelas oportunidades que ele abriu, ele deu condições para os nossos filhos serem alguém na vida”, comentou Jade.

O entrevistador Carlos Melo, de 26 anos, deixou o emprego e a família na cidade de Belém de Maria, na Zona da Mata do estado, sozinho para ver o ex-presidente. Ele chegou à comunidade com bandeira, camisa e até o celular tinha um adesivo de Dilma. “Lula e Dilma mudaram o Brasil, deram oportunidade aos pobres de fazerem uma faculdade, de estudar. Voto em quem Lula indicar, com certeza ele é o melhor, ele é o cabeça de tudo”, pontuou Carlos. 

O jovem ainda afirmou sentir gratidão pelo legado do ex-presidente. “Não deixo Lula nunca. Acompanho ele aonde for. Ele mudou a minha vida e de muitos amigos meus”, explicou.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores