Comissão de Mobilidade da Alepe define plano de atividades

Colegiado vai promover discussões sobre Arco Metropolitano, transporte fluvial, corredores de ônibus e ciclovias. O grupo também pretende efetuar visitas técnicas a alguns equipamentos

por Giselly Santos qua, 27/05/2015 - 12:15

Membros da Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) responsável para acompanhar as ações de mobilidade e acessibilidade urbana apresentaram um plano de atividades para os próximos 90 dias. A agenda se inicia com o deputado Silvio Costa Filho (PTB) apresentando o relatório feito pelo colegiado que, na Legislatura passada, discutiu o mesmo tema.

Também fazem parte da programação discussões sobre a mobilidade intermunicipal, o Arco Metropolitano, os obstáculos à acessibilidade e os modais alternativos, a exemplo de novas linhas de metrô, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ciclovias e transporte fluvial. Ainda estão previstas visitas técnicas, audiências públicas e a participação de gestores estaduais e municipais nos encontros do grupo, que também pretende ouvir estudiosos sobre o assunto.

“Vamos fazer um balanço do que foi feito e do que está planejado para decidir os direcionamentos. Devemos começar com o secretário estadual das Cidades, André de Paula”, antecipou o deputado Zé Maurício (PP), que preside a Comissão Especial.

A relatora do colegiado, deputada Raquel Lyra (PSB), sugeriu também convidar representantes da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas (Condepe/Fidem) para apresentarem o andamento dos planos diretores dos municípios do Interior. “Sabemos da gravidade dos problemas na Região Metropolitana do Recife, mas precisamos olhar para as cidades de médio porte para evitar que, nesses locais, a situação também chegue ao mesmo ponto”, ponderou. 

Para o deputado Eduíno Brito (PHS), a questão da mobilidade urbana passa principalmente pelo incentivo ao uso do transporte coletivo. “Temos que desestimular o automóvel e garantir segurança para que as pessoas usem o sistema público com dignidade”, afirmou.

*Com informações da Alepe.

COMENTÁRIOS dos leitores