Câmara é protagonista da agenda do ministério, diz Rebelo
O ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação se reuniu com Geraldo Julio e com Paulo Câmara nesta sexta-feira (12)
Apesar dos embates políticos das eleições de 2014 entre PSB e PT, a reaproximação entre os socialistas e o Governo Federal tem sido notória. Prova disso foram os elogios que o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, fez ao governador Paulo Câmara nesta sexta-feira (12). Cumprindo agenda em Pernambuco desde ás 8h da manhã, o representante do governo Dilma Rousseff (PT) se reuniu com o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) e almoçou com Câmara no Palácio do Campo das Princesas.
Segundo Rebelo, a pauta da conversa girou em torno de projetos existentes em Pernambuco ligado a pasta. “Pernambuco é um Estado desde a sua origem, desde Duarte Coelho, vocacionado para a inovação. Nós temos projetos importantes no Estado, temos aqui um centro de tecnologia e nós apoiamos aqui o Porto Digital que é um polo tecnológico dos mais importantes, dos mais bem sucedidos do país”, enfatizou, citando ainda ações em universidades Estadual e Federais.
O ministro, que concedeu entrevista na frente do governador, aproveitou o momento para elogiar o socialista. “O governador tem sido protagonista da agenda do ministério, não só com Pernambuco, mas com o Nordeste. Ele participou da criação do Fórum dos Governadores do Nordeste para Ciência e Tecnologia e Inovação”, lembrou Rebelo, estendendo os elogios ao Estado como um todo. “Nós achamos que Pernambuco tem na agenda de Ciência e Tecnologia e Inovação, um espaço importante que nós reconhecemos e valorizamos”, destacou.
Enfatizando a chegada de polos importantes para economia pernambucana como o setor industrial, naval, automobilístico e de vestuário, o ministro enumerou algumas ações importantes exibidas pela secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo. “A secretária apresentou uma série de nove ou dez itens, o prefeito do Recife também apresentou uma série de projetos desde o campo do jiquiá que tem um projeto ambicioso de mais de 100 milhões de reais com pesquisas onde nós vamos começar com um pequeno investimento”, destrinchou.
De acordo com Paulo Câmara, a visita de Aldo Rebelo é uma resposta de sua visita ao ministério recentemente. “A vinda dele aqui já é um desdobramento da minha ida ao ministério que já aconteceu há uns 30 dias atrás. A partir disso nós já geramos uma pauta de criar um núcleo de governadores do Nordeste em relação a Ciência, Tecnologia e Inovação e hoje, nós apresentamos os projetos que são importantes para Pernambuco e para a região”, revelou.
Câmara ressaltou que todo o desenvolvimento que Pernambuco e o Nordeste vêm passando nos últimos anos, levou um processo de industrialização de muitos setores econômicos, mas que precisam ser sustentados. “A gente sabe que a sustentabilidade se passa também com avanços, e não se avança se não houver por trás uma política de Ciência, Tecnologia e Inovação aliado a produtividade e aliados a interações com as universidades. Esses processos foram devidamente conversados e isso envolve também um olhar para os arranjos produtivos, e isso envolve também, a questão do setor da confecção do jeans”, detalhou, enaltecendo as ações do Estado. “Pernambuco já tem a tradução de Ciência, Tecnologia e Inovação e agora juntar tudo isso a um olhar também a tecnologia do conhecimento, a tecnologia do século XXI que precisa também ser devidamente trabalhada junto com a industrialização que segou tardiamente em nossa região, mas chegou”, criticou o governador.