Costa Filho sugere que o Governo decrete emergência no IML

Para o líder da oposição a "situação desumana" nas instalações do Instituto de Medicina Legal é "inadmissível"

por Giselly Santos qui, 09/07/2015 - 12:57

O líder da bancada de oposição ao governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Silvio Costa Filho (PTB), recomendou, nesta quinta-feira (9), que o governo estadual decrete situação de emergência para as instalações e os serviços prestados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife e em outras cidades do estado. Em conversa com a nossa reportagem, o deputado falou sobre a matéria publicada nesta quarta (8) pelo Portal LeiaJá, que visitou o equipamento e registrou restos mortais em sacolas ao ar livre, couro cabeludo de cadáveres pelo chão e corpos guardados sem os devidos cuidados.

“Não se pode o IML estar naquela situação desumana. A gente já tinha informações sobre a precariedade dos equipamentos de trabalho, já foram apresentados relatórios e o Governo do Estado ainda não apresentou nenhuma resposta. Sugiro que o governador decrete uma situação emergencial nos IMLs que estão nesta situação”, sugeriu o líder. Segundo ele, a melhoria deve ser tanto na infraestrutura física quanto na valorização dos servidores.  

“Infelizmente se deixou chegar a esta situação. Pesquisas apontam que médicos legistas de Pernambuco têm um dos piores salários do Brasil. A gente precisa ter uma sinalização positiva da gestão”, disse. “O Estado precisa pelo menos fazer um planejamento, dar alguma sinalização positiva. Estipular um cronograma de ações concretas”, acrescentou. A oposição, inclusive, chegou a se disponibilizar para iniciar uma série de negociações entre o governo e os policiais civis e militares de Pernambuco.

Entre os pontos que Costa Filho apresentou como pleitos dos servidores estão à convocação dos delegados aprovados no concurso de 2009, a ampliação do Plano de Cargos e Carreiras das categorias e a infraestrutura para o trabalho digno. 

COMENTÁRIOS dos leitores