Lupi defende candidatura de Isabella de Roldão à PCR

PDT pretende disputar em todas as capitais do país

por Giselly Santos sex, 18/09/2015 - 15:21

Apesar de a presidente do PDT no Recife, vereadora Isabella de Roldão, tentar desconversar quando o assunto é a disputa pelo comando do Executivo da capital pernambucana, o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, defendeu, nesta sexta-feira (18), que ela protagonize a chapa do partido para o processo eleitoral de 2016. 

“Quero vê-la como candidata a prefeita do Recife [em 2016], não temendo a nada nem a ninguém e estudando esta cidade a fundo. Queremos você protagonista deste processo”, defendeu Lupi, ao discursar na cerimônia de posse da vereadora no comando do PDT recifense. “Vim aqui para lhe provocar e ver sua condição de comandar esta cidade histórica”, acrescentou. 

Se a candidatura rompia de vez a aliança do PDT com o PSB, já que a Prefeitura do Recife (PCR) é comandada por Geraldo Julio que tentará reeleição, Lupi pontuou que desde o pleito estadual em 2014 os dois partidos já não marcham integralmente na mesma linha. “Isso em si já gerou uma divisão (do partido), agora estou reconstruindo. Essa função de Isabella aqui no Recife (de presidente) é com a vontade de lançar uma candidatura própria do partido. Precisamos ter, nas principais cidades, uma cara. Costumo dizer que time que não entra em campo não tem torcida, precisamos colocar o nosso time em campo. Então, tem tempo para gente arrumar a casa. Temos algumas divisões, mas vamos ajeitar”, observou. 

Sem se assumir como candidata, mas já tendo se colocado à disposição da legenda, Isabella de Roldão pontuou que irá “construir” a ideia ao longo dos próximos meses. “Ele (Carlos Lupi) fez um chamado que vai ser construído, não tem que iniciar hoje. O que precisamos fazer hoje é começar um processo de discussão sobre a cidade que nós vamos querer; 2016 naturalmente vai chegar. A questão do nome hoje é um ponto que a gente não precisa se apegar”, analisou.

A posse da pedetista foi prestigiada por diversos políticos, entre eles membros do PTB, como o deputado estadual Silvio Costa Filho, e do PSDB, como o deputado federal Daniel Coelho. Os dois são nomes ventilados entre os bastidores para a disputa pela PCR. Indagada sobre as possíveis alianças do PDT com esses dois partidos, Isabella não descartou a abertura de um diálogo para a composição da chapa majoritária em 2016. “O diálogo é aberto com todos os partidos. Eles hoje deram um sinal de diálogo”, disse.  

Já Daniel Coelho, não quis antecipar a possibilidade. “É um fato que vai ser discutido lá na frente. O que a gente coloca aqui hoje é a satisfação em ver no PDT esta confiança a Isabella. O futuro vai ser construído pelos fatos, a política muda muito em um ano. Não quero antecipar nada”, disse. “Para qualquer desafio ela [Isabella] está apta, até para disputar a prefeitura do Recife no ano que vem”, acrescentou. 

Além de Daniel e Costa Filho, os deputados federais Wolney Queiroz (PDT) e Silvio Costa (PSC) também defenderam em seus discursos a postulação de Isabella. O vice-líder do governo da Câmara chegou a dizer até que “o vento que soprará no Recife em 2016 será o da mudança”. 

Posse ao diretório do PDT no Recife

Além da vereadora Isabella de Roldão, foram empossados para o comando do PDT no Recife:Wellington Batista (1º vice presidente), André Luz Negromonte (2º vice presidente), Germana Accioly  (1º Secretária), Andreza Montenegro (2º secretário),  Alvaro Manoel Pinto Jordão (tesoureiro), Elenor Brun (membro), Mauricio Spinelli (membro), Niara da Cunha (membro), Rodrigo Vidal (membro) e Severino Filho (membro).

Entre os prinicpais desafios da nova executiva, está a elevação do diretório provisório para permanente na capital pernambucana. Além da reativação da militância e da participação dos movimentos sociais com bandeiras identicas ao partido. 

COMENTÁRIOS dos leitores