Candidatos discutem projetos em último debate na TV

Zenaldo Coutinho (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL) mostram propostas e trocam acusações às vésperas do segundo turno da eleição para prefeito de Belém

sab, 29/10/2016 - 13:01

Na noite de sexta-feira (29), a TV Liberal promoveu o último debate antes do segundo turno das eleições para prefeito de Belém. O candidato à reeleição, Zenaldo Coutinho (PSDB), e o candidato Edmilson Rodrigues (PSOL) mostraram suas propostas em um programa que foi dividido em três blocos e durou pouco mais de uma hora. Sendo a última oportunidade para os eleitores tirarem suas dúvidas antes da votação, o debate abordou diversos assuntos, entre eles educação, turismo e saneamento. 

Nos temas livres, os candidatos debateram sobre educação infantil e obras inacabadas. Edmilson Rodrigues foi acusado de não ter dado continuidade a obras e projetos do prefeito que lhe antecedeu, Hélio Gueiros, nos seus dois mandatos como prefeito de Belém (1996 a 2004).

Outros temas destacados foram a cassação de Zenaldo Coutinho (PSDB) e a condenação judicial de Edmilson Rodrigues (PSOL). Edmilson acusou o adversário de tirar do ar seu programa eleitoral, por medida judicial, quando tentava explicar o problema da cassação. Já Zenaldo Coutinho disse que não está cassado e que a candidatura está garantida.

O terceiro e último bloco foi marcado por uma tensão diante da pergunta do candidato do PSDB, Zenaldo Coutinho, sobre o vice de Edmilson Rodrigues, Alan Pombo (PDT), que foi um dos líderes separatistas na ocasião do plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará. Edmilson argumentou que respeita os posicionamentos dos partidos e fez uma provocação, informando que os aliados da base de Zenaldo tomaram o mesmo posicionamento. O candidato do PSOL disse que ele foi um dos líderes, juntamente com o próprio Zenaldo, da mobilização contra o separatismo.

O candidato do PSDB afirmou que está com várias obras de saneamento em andamento, sendo a bacia da Estrada Nova uma das mais expressivas. Ele garantiu que obteve financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e empréstimos em Brasília para o Promaben II (a segunda etapa do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova). Zenaldo também disse que já apresentou ao governo federal projeto de saneamento do canal do Mata-fome e da Cabanagem.

Sobre desemprego, Zenaldo disse que só com as obras e serviços de sua gestão já foram garantidos em torno de 10 mil empregos na cidade. O candidato falou, ainda, que a Belemtur deve ser transformada em Secretaria de Turismo e ressaltou que, na sua gestão, Belém ganhou o título de Cidade Criativa da Gastronomia.

O candidato do PSOL afirmou que irá terminar os projetos do candidato anterior. Disse que vai implantar escolas, o hospital materno-infantil, creches e falou de seus feitos nos dois mandatos anteriores. Também apresentou propostas como: concursos públicos, a criação de bancos de crédito, crédito lilás paras as mulheres, formação profissional e qualificação profissional para desempregados.

Com informações de Cristiane Coelho, Jaquelliny Barra, Livia Alencar, Lucas Sarah e Raissa Lisboa.



COMENTÁRIOS dos leitores