“Uber chegou para ficar”, defende Eduardo Bolsonaro
O deputado federal disse que a Constituição consagra a livre iniciativa e a concorrência
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC), assim como o líder do Movimento Brasil Livre (MBL), Kim Kataguiri, também saiu em defesa do Uber nesta terça-feira (31). O parlamentar disse que é a favor da tecnologia e da inovação. “Vamos para frente. O Uber está aí e eu acredito que chegou para ficar”, declarou o parlamentar.
Eduardo Bolsonaro falou que o sucesso do aplicativo é tão grande que há taxistas que estão migrando para o Uber. “Você não tem como voltar atrás. Seria um retrocesso e até mesmo os taxistas têm ido para o time do Uber. Então, eu não estou criando desemprego para o taxista, eu estou colocando um aplicativo, uma tecnologia adiante e a gente tem que permitir isso. Quanto menos o Estado intervir na vida do indivíduo, melhor será a vida dele. Não tem como a gente brecar isso. A nossa Constituição consagra a livre iniciativa e a concorrência”, argumentou.
“A gente não pode agir como, por exemplo, na primeira Revolução Industrial lá na Inglaterra onde os empregados quebravam as máquinas dizendo que as máquinas estavam retirando os empregos daqueles trabalhadores. A gente já ultrapassou isso”, declarou.
O deputado deixou claro que não é contra os taxistas. “Eu acho que a gente tem que aproveitar o momento e colocar a regulamentação dos táxis igual ao do Uber e não colocar diversas regulamentações, imposto e taxas porque isso ai vai piorar a vida do consumidor. E se amanhã vier uma nova tecnologia, por exemplo, para baixar o preço dos voos será que a gente também vai ser contra?”, indagou.
Na noite de hoje, por 46 votos a 10, o Senado Federal aprovou o projeto que regulamente aplicativos de serviço de transportes como Uber e Cabify. Entretanto, a proposta foi aprovada com emendas.