Projeto visa iluminação obrigatória na faixa de pedestre
A proposta, de autoria do deputado Antonio Carlos (PV), quer diminuir o número de atropelamentos
De autoria do deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PV), a Comissão de Viação e Transportes aprovou um projeto de lei para tornar obrigatório a iluminação em faixa de pedestre. A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
O parlamentar acredita que, caso aprovada, a lei irá contribuir para diminuir o número de atropelamentos. "A faixa de luz canalizada induz o pedestre a atravessar na faixa e faz com que o motorista fique mais atento às travessias contribuindo para diminuir o número de atropelamento", explicou.
De acordo com a matéria, as áreas destinadas à travessia de pedestres deverão ser sinalizadas com faixas pintadas ao longo da via e também iluminadas conforme os critérios definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O relator da proposta, o deputado Jaime Martins (Pros), também acredita que o projeto pode reduzir o número de acidentes. "A iluminação desses locais de travessia é avanço inegável em nossa legislação de trânsito. Além da redução de acidentes e a consequente preservação da vida, experiências práticas mostram diversos benefícios da iluminação nas faixas de pedestres", reforçou o parlamentar.