Humberto diz que Samu virou “referência internacional”

Oficializado no primeiro mandato do governo Lula, o senador petista comemorou os 14 anos de criação do serviço móvel

por Taciana Carvalho ter, 08/05/2018 - 17:47
Roberto Stuckert Filho Roberto Stuckert Filho

O senador Humberto Costa (PT) comemorou, nesta terça-feira (8), os 14 anos de criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O líder da oposição no Senado contou que o programa foi criado na época em que era ministro da Saúde, no primeiro governo do ex-presidente Lula. De acordo com Humberto, o serviço se transformou em uma “referência internacional”. 

Humberto garantiu que o Samu atende mais de 80% da população brasileira, o que soma mais de 169 milhões de pessoas. “De todos os projetos que ajudei a criar na minha vida pública, o Samu 192 é um dos que mais me orgulha porque diariamente ele é responsável por salvar vidas de milhares de pessoas nos mais diferentes cantos do país. É o Samu 192 que chega primeiro quando acontece um acidente ou alguém precisa de atendimento médico de urgência”, ressaltou. 

Mais uma vez, o senador aproveitou para criticar o governo Temer. “O que a gente vê é um total descaso do governo de Michel Temer com as políticas públicas de saúde no Brasil. Os recursos seguem cada vez mais escassos. Por isso, mais do que nunca, é preciso estar alerta”, pediu. Ele explicou que o programa visa realizar o primeiro atendimento de vítimas em situação de emergência de modo a garantir os primeiros socorros com a maior brevidade possível. 

Foi em abril de 2004, que Lula assinou o decreto 192 oficializando em todo o país o serviço. Na ocasião, o Ministério da Saúde chegou a afirmar que, até o final daquele ano, o Governo Federal vai investir R$ 297 milhões na compra de novos equipamentos para atendimento de urgência a 118 milhões de pessoas em 1.700 municípios.

 

COMENTÁRIOS dos leitores