Candidata do PSOL repudia marcha pró-Bolsonaro no Recife

Durante a marcha que aconteceu nesse domingo (23), a trilha sonora que predominou foi o ‘Funk do Bolsonaro', que chama as mulheres feministas de cadelas. Dani Portela (PSOL) rechaçou o ato

por Giselly Santos seg, 24/09/2018 - 09:21
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Dani convocou mulheres para participar do ato no próximo domingo contra o presidenciável Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Candidata do PSOL ao Governo de Pernambuco, Dani Portela emitiu uma nota repudiando a Marcha da Família com Bolsonaro que aconteceu nesse domingo (23), no Recife, em favor do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL). Durante a marcha, a trilha sonora que predominou foi o ‘Funk do Bolsonaro', de autoria do MC Reaça, que chama, por exemplo, as mulheres feministas de cadelas.  

“Não posso deixar de repudiar a reprodução de conteúdos odiosos em carros de som”, disparou Dani, fazendo referência a música. “Eu tive a sensação de Déjà vu. Ao assistir os vídeos da Marcha da família com Bolsonaro, na avenida Boa Viagem, me senti de volta em março de 1964, na Marcha da Família com Deus e pela Liberdade, um marco para a nossa retirada de direitos. As frases raivosas, o ódio e o desrespeito com mulheres, negros, LGBTQI+ prenunciam momentos em que a nossa democracia tão jovem e reconquistada com tanta luta é posta em risco”, observou, pouco antes, a candidata.

Dani Portela acredita que “esse projeto de poder é fascista, antidemocrático, racista”. Além disso, ela lembrou que segundo dados da Secretaria de Defesa Social mais de 25 mil mulheres pernambucanas já sofreram violência doméstica este ano e pontuou que “é lamentável que grupos sigam reproduzindo a lógica machista de controle sobre o corpo da mulher”.

Por fim, a candidata do PSOL ainda convocou as mulheres para reagirem ao ato favorável a Bolsonaro, que lidera as pesquisas de intenções de votos no país, participando no próximo domingo (29) da mobilização “Mulheres unidas contra Bolsonaro” em todo país. No Recife, a manifestação terá concentração na Praça do Derby, a partir das 14h.  

COMENTÁRIOS dos leitores