Câmara vota título de cidadão recifense para Mourão
O projeto que concede a honraria ao vice-presidente eleito na chapa de Jair Bolsonaro está na Ordem do Dia desta quarta-feira (5)
Está na pauta de votação da Câmara Municipal do Recife, desta quarta-feira (5), o projeto de decreto legislativo que concede o título de cidadão recifense ao vice-presidente da República eleito, general Hamilton Mourão (PRTB). Para a concessão da honraria ser aprovada, serão necessários os votos de 24 dos 39 vereadores.
Na Casa José Mariano, a apreciação da proposta enfrentará a resistência de nomes de partidos de esquerda como o vereador Ivan Moraes (PSOL). O psolista já chegou a afirmar que conceder o título de recifense ao militar da reserva é uma “vergonha desnecessária”. “Óbvio que votarei e farei campanha contra. Essa é uma vergonha desnecessária”, declarou.
Na linha de frente da defesa da entrega da honraria está o vereador Marco Aurélio (PRTB), autor do decreto. Para justificar a comenda ao correligionário, Aurélio lembrou que o general Mourão serviu no Recife por quase três anos na década de 80 e, além disso, os filhos dele, Renato e Antônio, nasceram na capital pernambucana.
"O general me disse que não esquece o Recife e que sempre vem aqui. Por isso, com a entrega do título, quem ganha é a nossa cidade”, afirmou o vereador.
Apesar da defesa, o histórico recente de declarações polêmicas ditas pelo general Hamilton Mourão pode pesar na hora da votação. O vice-presidente eleito na chapa de Jair Bolsonaro já defendeu a extinção do 13º salário, ligou o índio à 'indolência' e o negro à 'malandragem' e já chegou a dizer que pessoas criadas em casa apenas com mãe e avó, sem homens, são propensas a entrar no mundo do crime.