Pernambucanos tomam posse para presidência do TCU na terça
Os ministros José Mucio e Ana Arraes tomam posse, respectivamente, como presidente e vice da Corte com mandato de um ano podendo ser prorrogado por mais um
Os ministros pernambucanos José Mucio e Ana Arraes tomam posse, na próxima terça-feira (11) como presidente e vice, respectivamente, do Tribunal de Contas da União (TCU). Mucio foi eleito nessa quinta-feira (6), por 8 votos a 1. Ele substituirá o atual presidente, o ministro Raimundo Carreiro. Na mesma sessão, a filha do ex-governador Miguel Arraes foi escolhida vice e corregedora da Corte.
A posse está marcada para terça, mas eles começam a exercer as atividades à frente do TCU a partir de 1º de janeiro de 2019. A duração do mandato é de um ano, com possibilidade de reeleição para mais um ano. O TCU fiscaliza as contas públicas federais e auxilia o Congresso Nacional na aprovação ou não das contas do presidente da República.
José Mucio é ministro do TCU desde 2009 e, nos últimos dois anos, ocupa a vice-presidência e a corregedoria do tribunal. Recifense, ele iniciou a carreira política em 1975 e foi eleito deputado federal por cinco legislaturas, tendo sido líder do PTB e do governo na Câmara dos Deputados. Além disso, entre 2007 e 2009, ele chegou a ser ministro das Relações Institucionais.
Segunda mulher a integrar o TCU, Ana Arraes está na Corte desde 2011. Antes disso, ela foi eleita deputada federal pelo PSB por dois mandatos (2006 e 2010), sendo uma das mais votadas em Pernambuco na última eleição que disputou.