PM impede protesto em Belém e detém manifestantes

Jovens que participavam de ato denominado antifascista e antirracista foram levados para a delegacia por descumprimento de decreto que proíbe aglomerações

por Antônio Carlos dom, 07/06/2020 - 17:38

Um grupo de jovens que participava de manifestação denominada antifascista e antirracista na manhã deste domingo, no Mercado de São Brás, em Belém, acabou sendo detido pela Polícia Militar. Segudo informações da assessoria da Polícia Civil, 112 pessoas foram apresentadas na Seccional da Cremação. 

As detenções e apreensões de adolescentes foram feitas em cumprimento ao Decreto Estadual nº 800/ 2020, que prevê a proibição de eventos com aglomeração superior a dez pessoas.

"As pessoas apresentadas na unidade policial estão sendo ouvidas individualmente, para lavratura do procedimento de praxe, e serão liberadas", informou o coordenador da operação, delegado Renan Souza, segundo a Agência Pará, canal de comunicação do governo do Estado. 

Sete pessoas identificadas como líderes da manifestação foram intimadas e ouvidas. Dezesseis adolescentes foram apresentados e encaminhados à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data).

A Polícia Militar informou que os manifestantes portavam máscaras antigás e escudos com símbolos anarquistas. Também foram apreendidos tesoura, canivete, sinalizadores, escudos de produção caseira, pólvora e produtos inflamáveis. Depois de ouvidos em depoimento, os manifestantes foram liberados.

Com apoio de Filipe Bispo, do LeiaJá Pará.

COMENTÁRIOS dos leitores