Deputados aprovam proibição de canudos de plásticos em PE

Texto seguirá para sanção do governador Paulo Câmara (PSB)

sex, 10/07/2020 - 12:25
Pixabay Projeto determina que estabelecimentos ofereçam apenas canudos biodegradáveis ou reutilizáveis Pixabay

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, em sessão remota na quinta-feira (9), o projeto de lei que proíbe a comercialização e distribuição gratuita de canudos de plástico no Estado. O projeto segue agora para sanção do governador Paulo Câmara (PSB).

Segundo o texto, que engloba os projetos da deputada Simone Santana (PSB) e do ex-deputado Everaldo Cabral, hotéis, restaurantes, bares, padarias, lanchonetes e estabelecimentos do tipo deverão disponibilizar apenas canudos produzidos com elemento biodegradável, como papel, ou que sejam de material reutilizável, como metal e vidro.

A proibição visa reduzir os impactos ambientais pelo acúmulo do plástico, cujo tempo médio de decomposição ultrapassa os 450 anos. A proposição prevê que a lei entrará em vigor em 2022, oferecendo tempo para que os comerciantes se adaptem.

Nas redes sociais, a deputada Simone Santana comemorou a aprovação. "Acreditamos que pequenas mudanças de hábito tem poder transformador e pedagógico", disse.

A Câmara do Recife também aprovou projeto semelhante em fevereiro deste ano. O texto aguarda a sanção do prefeito Geraldo julio (PSB).

COMENTÁRIOS dos leitores