TRE Pará espera 5,7 milhões de eleitores no domingo

Primeiro turno das eleições municipais no Estado terá rigoroso controle sanitário por causa do novo coronavírus

qui, 12/11/2020 - 10:13

A votação do primeiro turno das eleições municipais 2020 será realizada no domingo (15), no horário de 7 às 17 horas, em todo o país. Mais de 17 mil urnas eletrônicas serão utilizadas, em cerca de 18 mil seções eleitorais, em todo o Estado do Pará. Só na capital paraense são utilizadas 2.759 urnas eletrônicas (veja informações completas sobre a eleição aqui).

São esperados mais de 5,7 milhões de eleitores para eleger representantes ao cargo de prefeito e vereador. Este ano, foram recebidas 23.273 registros de candidaturas no Estado.

A maior novidade deste ano é que não será utilizada a identificação biométrica do eleitor, em função do risco de contágio pelo novo coronavírus. O cidadão deve comparecer para votar munido de documento oficial com foto - ou com o e-Título no celular - e uma caneta para assinar o caderno de votação. O uso de máscaras e a higienização das mãos (antes e após digitar os números dos candidatos na urna eleitoral) são obrigatórios.

Para tornar a votação mais segura, sem aglomerações, além de ser acrescida mais uma hora para a votação, os eleitores com idade superior a 60 anos terão prioridade no horário de 7 às 10 horas. O eleitor com idade inferior a 60 anos que comparecer para votar nesse horário preferencial não será impedido de votar, mas deverá aguardar em fila separada até que todos os eleitores com 60 anos ou mais, já presentes ou que cheguem à seção, tenham votado.

O eleitor com febre no dia da votação ou diagnosticado com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da votação não deve comparecer para votar. É obrigatório que, até 60 dias após o respectivo turno de votação, o eleitor apresente ao juiz requerimento de justificativa (comprovada) de ausência nas urnas. No caso em questão, a comprovação se faz com atestado médico, assim como ocorre com pessoas internadas na data do pleito por qualquer motivo de saúde.

O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos. É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Recomendações gerais para os eleitores no dia das eleições

Se apresentar febre, não saia de casa.

No transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, 1 metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios.

Mantenha distância de, no mínimo, 1 metro das outras pessoas dentro dos locais de votação. Evite contatos físicos como abraços e apertos de mão.

Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizadas no chão).

Se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes.

Permaneça no local de votação apenas o necessário para votar.

Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta.

Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirar a máscara.

Mostre seu documento oficial com foto ou E-título, esticando os braços em direção ao mesário. Ele verificará os dados a distância.

Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

Do site do TRE Pará.

COMENTÁRIOS dos leitores