PE: candidato a vereador é detido fazendo campanha

Boca de urna, distribuição de santinhos, Transporte Irregular de Eleitor e o uso de Trio Elétrico foram algumas das infrações registradas neste domingo (15)

por Victor Gouveia dom, 15/11/2020 - 20:04
Divulgação/PF Ele distribuía santinhos para tentar convencer os eleitores de Araripina Divulgação/PF

Na noite deste domingo (15), a Polícia Federal (PF) emitiu o balanço das ocorrências envolvendo as eleições municipais de Pernambuco. As autoridades usaram drones em algumas localidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) para identificar e reprimir crimes eleitorais ou infrações em relação aos cuidados com a pandemia.

Durante a movimentação nas urnas, duas pessoas foram detidas na área Central do Recife e seguiram para a delegacia, onde assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O primeiro autuado realizava boca de urna e entregava santinhos aos eleitores de Joana Bezerra. Já a outra detenção foi de uma mulher, que também jogavam materiais de campanha impressos nas proximidades do Colégio José Maria, bairro de Santo Amaro.

--> Poluição de santinhos no dia da eleição preocupa Emlurb

O clima tenso da eleição em Itaíba, no Sertão, fez com que a entidade montasse a Operação Novo Cabresto, ainda na quarta-feira (11). Nove mandados de busca e apreensão foram expedidos para apurar o envolvimento de pessoas que tentavam tumultuar a "lisura do pleito eleitoral", informa.

De acordo com a denúncia, policiais militares escoltavam políticos e ameaçam eleitores contrários durante a campanha. Alguns cidadãos estariam com armas na região para fins de “ilícitos eleitorais", pontua a PF. No sábado (14), Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos, mas não foram encontrados elementos que configurassem crimes eleitorais.

Ainda no sábado (14), quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Agrestina, no Agreste. Os suspeitos prestaram depoimento e celulares foram apreendidos para perícia.

Embed:

Neste domingo (15), dois cabos eleitorais foram presos em flagrante por Transporte Irregular de Eleitor, no município de Água Preta, localizado na Zona da Mara Sul. Além das prisões, o veículo e os aparelhos celulares dos suspeitos foram apreendidos.

Um trio elétrico, que puxava uma carreata em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, foi apreendido. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado.

Já em Salgueiro, no Sertão, uma militante precisou assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por realizar boca de urna, nesse domingo (15). Com ela foram encontrados centenas de santinhos, folders e uma bandeira de um candidato a vereador, que eram entregues em frente à escola Don Malan.

Dentro da própria zona eleitoral, um candidato a vereador em Araripina, no Sertão, que não teve a identidade revelada pela PF, foi detido ao divulgar sua campanha com distribuição de adesivos e santinhos no corredor do prédio. Um suspeito por violação do sigilo do voto também foi detido neste domingo (15) e dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade.

LeiaJá também:

--> Pergunta Eleitor: populares cobram candidatos de Paulista

--> Pergunta Eleitor: população de Jaboatão cobra candidatos

--> Pergunta Eleitor: candidato expõe planos para Camaragibe

--> Pergunta Eleitor: moradores do Cabo pedem por melhorias

--> Pergunta Eleitor: São Lourenço cobra empregos e Segurança

COMENTÁRIOS dos leitores