Ex-vice-presidente Marco Maciel morre aos 80 anos

Um dos maiores políticos pernambucanos, ele foi parte do governo FHC e ocupou cadeiras no Senado e na Câmara

por Vitória Silva sab, 12/06/2021 - 08:47
Geraldo Magela/Agência Senado Morre o ex-vice presidente da República, Marco Maciel Geraldo Magela/Agência Senado

Morreu na madrugada deste sábado (12) o ex-vice presidente do Brasil, Marco Maciel, aos 80 anos. Após uma batalha de quase sete anos contra o mal de Alzheimer, o político faleceu em um hospital em Brasília, deixando a mulher, Anna Maria, e três filhos. A informação foi confirmada pelo também pernambucano e democrata, Mendonça Filho, e posteriormente pelo perfil oficial do Democratas. O velório será neste sábado, das 15h às 17h, no cemitério Campo da Esperança, na capital federal.

O pernambucano, que também foi senador e deputado, ocupou o 2º posto do governo Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2003.

Embed:

Na vida e na política

Marco Antônio de Oliveira Maciel nasceu em Recife, em 21 de julho de 1940. É filho de José do Rego Maciel e Carmen Sylvia Cavalcanti de Oliveira Maciel. Seguiu o exemplo do pai, que foi Secretário da Fazenda, duas vezes deputado Federal, prefeito do Recife, promotor e consultor-Geral do Estado. Dos nove filhos da família, apenas Marco seguiu vida política. Começou a militância ainda na universidade.

Em 1966, foi deputado estadual e passou a deputado federal por Pernambuco por dois mandatos, tendo sido eleito em 1970. Em 1977, foi presidente da Câmara dos Deputados. Também ocupou cadeira no Senado e em 1990, passou à condição de líder do governo Collor na casa legislativa. Em agosto de 1994 foi escolhido pelo PFL como o novo candidato a vice-presidente da República, sendo eleito e reeleito como companheiro de chapa de Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998, respectivamente.

Deixa a esposa, a socióloga Anna Maria Ferreira Maciel, com quem tem três filhos: Gisela, Maria Cristiana e João Maurício.

COMENTÁRIOS dos leitores