Lula chega a 42% e empata com a soma dos adversários
O percentual é quase igual ao somatório de todos os adversários pesquisados e isso possibilitaria uma vitória ainda em primeiro turno
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as pesquisas de intenções de votos para as eleições. Um levantamento feito pelo PoderData, divulgado nessa quinta-feira (20), aponta que o líder petista chegou a 42% da preferência dos entrevistados. O percentual é quase igual ao somatório de todos os adversários pesquisados. Em dezembro, na última pesquisa, Lula apareceu com 40% das menções.
De acordo com os dados, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é o preferido para 28% dos eleitores que responderam ao levantamento, em dezembro era 30%. Em terceiro lugar vem o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), com 8%; seguido de Ciro Gomes (PDT), com 3%; o governador de São Paulo (PSDB), João Doria, 2%, André Janones (Avante) também com 2% e Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania), cada um com 1%.
Segundo o PoderData, o empate técnico entre Lula e o somatório dos demais candidatos indica uma possível vitória em primeiro turno, com 50% dos votos válidos. Em caso de um segundo turno contra o atual segundo lugar, Bolsonaro, Lula aparece com 54% e o mandatário nacional 32%.
A pesquisa ouviu 3.000 eleitores por telefone entre 16 e 18 de janeiro. A margem de erro de 2 pontos percentuais.