Bolsonaro desautoriza fala de Mourão sobre a guerra

O presidente Bolsonaro repudiou o fato do vice-presidente, Hamilton Mourão, ter dito que o Brasil não concorda com a guerra entre Rússia e Ucrânia

por Alice Albuquerque qui, 24/02/2022 - 20:57
Oficial Kremlin Bolsonaro em encontro recente com Putin, presidente da Rússia Oficial Kremlin

O presidente Jair Bolsonaro (PL), desautorizou a fala do seu vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) sobre não concordar com o ataque da Rússia à Ucrânia. Na live semanal desta quinta-feira (24), Bolsonaro fez questão de ressaltar que “quem fala sobre esse assunto é o presidente, e o presidente se chama Jair Messias Bolsonaro”. 

Mais cedo, ao chegar no Palácio do Planalto, Mourão havia afirmado que o Brasil não concorda com a invasão da Rússia à Ucrânia, já que o presidente não se pronunciou diretamente até o momento. “O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”. 

“Tá falando algo que não deve”, afirmou Bolsonaro consternado com a fala de Mourão. “Vou deixar bem claro, o artigo 84 da Constituição diz que quem fala sobre esse assunto é o presidente, e o presidente se chama Jair Messias Bolsonaro e ponto final. Com todo respeito a essa pessoa [o vice-presidente da República] que falou isso, tá falando algo que não deve, não é de competência dela, é de competência nossa”. 

“Para vocês terem uma ideia do que é acertado naturalmente, quando é que eu falo sobre qualquer coisa, sobre esse problema da Rússia e Ucrânia?”, minimizou. “Eu falo depois de ouvir o ministro Carlos França, das Relações Exteriores, e o da Defesa, Braga Neto. Se for o caso, ouvir mais algum ministro para a gente... para eu tomar uma decisão. A decisão é minha, mas eu quero ouvir pessoas que são ministros para tratar desses assuntos. Somos da paz, queremos a paz, viajamos em paz”, disse o presidente. 

COMENTÁRIOS dos leitores