Hacker da Vaza Jato deve ser interrogado pela PF nesta 4ª

Expectativa é de delação premiada durante o depoimento, mas defesa ainda avalia respostas aos agentes

por Vitória Silva qua, 16/08/2023 - 11:03
Reprodução/Facebook Walter Delgatti, hacker investigado pela Polícia Federal Reprodução/Facebook

Nesta quarta-feira (16), em Brasília, a Polícia Federal (PF) deve interrogar o hacker Walter Delgatti Neto, conhecido como "hacker da Vaza Jato". A informação é do blog de Andréia Sadi, do G1, e cita também que o depoimento foi agendado para às 13h, na sede da instituição. Delgatti foi preso no começo de agosto em São Paulo e deve ser transferido para a capital federal.  

LeiaJá também: 'Saiba quem é Walter Delgatti Neto, o hacker da Vaza Jato

A defesa de Walter ainda está avaliando se ele responderá às perguntas da PF, mas existe a expectativa e que, sob depoimento, o preso apresente elementos que sustentem uma delação premiada sobre a participação dele em possíveis crimes do Governo Bolsonaro e de seus aliados. 

O hacker é investigado por participar da invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça para a inclusão de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e membro da Suprema Corte. O documento falso teria sido feito pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), aliada do hacker. 

Em junho, ele disse à PF que teve um encontro com Zambelli em setembro de 2022, às vésperas da eleição, em um posto de gasolina. Segundo o hacker, ela pediu que ele invadisse a urna eletrônica ou qualquer sistema da Justiça brasileira. 

LeiaJá também 

- - > 'Hacker contou que Jair o consultou sobre invasão das urnas

- - > 'Hacker recebeu R$ 13,5 mil da equipe de Zambelli

COMENTÁRIOS dos leitores