Cabe na Mala: conheça o jeito tech de comprar fora do País

Site promove o contato entre quem procura produtos por preços acessíveis com quem pode fazer a compra deles no exterior

por Nathália Guimarães qui, 27/02/2014 - 12:21

É só alguém anunciar que irá fazer uma viagem ao exterior que uma enxurrada de encomendas começam a serem feitas. Laptops, roupas, perfumes, batons, videogames, entre outros. Primos, tios, filhos, todos querem um espacinho na mala de quem está partindo rumo a um País onde alguns itens podem ser comprados por um preço mais acessível. A desenvolvedora Marcela Kashiwagi também ouvia muitas solicitações deste tipo e, viu nesta camaradagem uma maneira de empreender. Desta ideia e da parceria com a publicitária Ana Paula Lessa, nasceu o site “Cabe na Mala”.

A página foi criada com um só propósito: conectar quem está de viagem marcada com quem quer algum item do País destino do viajante. Para usar o site é simples. Basta fazer um cadastro gratuito e ter acesso às viagens programadas. Se o usuário quiser algum item específico do destino, basta sinalizar o pedido e depositar a quantia referente ao produto na conta do Paypal do Cabe na Mala, que cobra 20% como taxa de serviço. Só com a entrega realizada e confirmada o viajante recebe uma espécie de comissão por realizar o “favor”.

Caso a entrega não seja concretizada, o Cabe na Mala devolve o valor do produto integralmente a quem comprou. E, para pode assumir os riscos da má conduta de alguns usuários, a dupla de empreendedoras pensou em um esquema de reputação. Ou seja, o usuário de primeira viagem tem o limite de até 100 dólares de produtos para trazer. Caso ele vá realizando mais entregas, com prazo de 15 dias úteis, de maneira correta, vai ganhando mais créditos e conseguindo comissões maiores.

“Este é um problema que atinge muitas pessoas, nem sempre temos alguém de confiança para nos trazer algo que queremos muito de outro País”, explica a Ana Paula Lessa, uma das fundadoras da página. Com uma solução criativa em mãos, a dupla de empreendedoras resolveu por a ideia em prática. “Primeiro criamos uma fanpage no Facebook expondo a ideia para ver a aceitação do público. Com um retorno positivo, resolvemos investir e, em janeiro de 2013 o site foi ao ar”, complementa.

Desde então, a página armazena em sua base de dados pedidos de iPhones, suplementos, relógios, óculos e outros tipos de itens diversos. Já entre as viagens, existem destinos para os Estados Unidos, Alemanha, França, Irlanda, Canadá e até mesmo para a China. Hoje, são cerca de oito mil usuários ativos e cerca de 40 mil likes na fanpage do Facebook.

Graças a ideia simples feita para solucionar um problema, a dupla já viajou para o Vale do Silício, participou de um curso de capacitação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e garantiram destaque em uma edição do Startup Weekend.

E, quem acha que somente os brasileiros querem trazer algo de algum País estrangeiro, engana-se. Segundo Ana Paula, o próximo objetivo do Cabe na Mala é expandir seus serviços para outras localidades. “Por incrível que pareça, existem americanos requisitando itens de outros locais. Além disso, queremos marcar território também na América Latina”, finaliza. 

COMENTÁRIOS dos leitores