Usar internet no celular pode ficar mais caro
Logo, não será mais possível navegar com "velocidade reduzida" no Brasil
Quem usa internet pelo celular poderá gastar um pouco mais para ter conexão disponível diariamente. É que as empresas brasileiras de telefonia móvel se preparam para implantar mudanças na forma de cobrança do serviço. Segundo reportagem do jornal O Globo, após consumir toda sua franquia disponível de dados, não será mais possível navegar com “velocidade reduzida”. Ao invés disso, será preciso contratar um pacote adicional.
A primeira operadora a adotar o novo tipo de cobrança será a Vivo, maior companhia do setor, com 79 milhões de clientes. A partir de novembro, quem consumir toda a franquia diária ou mensal do pacote de dados, terá que adquirir uma nova leva do produto para continuar navegando. A Oi, TIM e Claro serão as próximas a implantar a medida.
Este tipo de cobrança já acontece nos Estados Unidos e na Europa. De acordo com o diretor de Produtos da Oi, Roberto Guenzburger, o novo modelo de cobrança é tendência mundial.
“Estamos olhando essa tendência com atenção até porque, com a velocidade menor, o cliente não consegue navegar da forma que gosta, assistindo a vídeos, por exemplo. Com os smartphones, os aplicativos são atualizados automaticamente, e, sem saber, o cliente está consumindo dados” explicou ao O Globo.