Facebook vai ampliar acesso à internet no Brasil

Iniciativa dará aos brasileiros de baixa renda acesso ilimitado e gratuito a serviços básicos

por Nathália Guimarães sex, 10/04/2015 - 21:02
Divulgação/Presidência da República Dilma Rousseff e Mark Zuckerberg se reuniram durante a Cúpula das Américas, no Panamá Divulgação/Presidência da República

O Facebook e o governo do Brasil fecharam nesta sexta-feira (10) uma parceria para ampliar o acesso da internet gratuita as classes da baixa renda do País. A iniciativa funcionará através do Internet.org, projeto encabeçado pelo cofundador e presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg. O anúncio foi feito na Cúpula das Américas, realizada no Panamá, após uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff e Zuckerberg.

"Estamos aqui para anunciar uma parceria entre o Facebook e o governo brasileiro para assegurar que as tecnologias que garantem acesso aos serviços de Internet, de educação, saúde, a todos os produtos que a Internet pode tornar disponíveis na rede, possam ser acessados do Brasil", afirmou Dilma em uma declaração à imprensa com Zuckerberg logo depois do encontro.

LEIA MAIS

Drone de internet do Facebook conclui primeiro teste

A iniciativa dará aos brasileiros acesso ilimitado e gratuito a serviços básicos, entre eles o Facebook, Wikipédia e à página da Unicef. O Internet.org foi lançado em agosto de 2013 com o propósito de conectar 5,4 bilhões de pessoas em todo o mundo que ainda não possuem acesso à internet. Atualmente, a ação já está disponível em ao menos oito países, entre eles Quênia, Gana, Colômbia, Índia, Guatemala e Panamá.

A parceria entre o governo brasileiro e o Facebook ainda será detalhada. O anúncio formal deve ser feito em junho, quando Zuckerberg fará uma visita ao País. Inicialmente, o projeto iria levar internet as pessoas da baixa renda onde já existe infraestrutura pronta para acesso à rede. Posteriormente, as duas partes trabalharão para levar conexão as regiões mais remotas do Brasil.

"Estou animado para que o Facebook ajude mais brasileiros a se conectarem com seus entes queridos e a criarem maiores oportunidades ao redor do mundo", afirmou Mark Zuckerberg, através de seu perfil na rede social. 

COMENTÁRIOS dos leitores