HP planeja demitir até 30 mil funcionários
Reestruturação quer cortar despesas em US$ 2,7 bilhões
A HP anunciou nessa terça-feira (15) que deve demitir entre 25 mil e 30 mil funcionários, cerca de 10% da força de trabalho para reduzir suas despesas em US$ 2,7 bilhões. Segundo o comunicado oficial, os cortes começarão a ser notados nos resultados do último trimestre deste ano fiscal para a HP, que termina em outubro.
"Para garantir essa economia, a Hewlett Packard Enterprise espera que entre 25 mil e 30 mil pessoas deixem a companhia, especialmente pelas transformações que a divisão sofrerá", diz a empresa em nota. "Essas ações de reestruturação nos permitirão sermos mais competitivos e com uma estrutura de custos mais sustentável", defendeu a presidente e diretora-executiva do grupo HP, Meg Whitman.
Os cortes serão focados na Hewlett Packard Enterprise, o braço de consultoria da empresa. Em 2014, a HP vem se reestruturando desde 2014, quando informou que se dividiria em duas, a HP Inc., de computadores pessoas e impressoras, e a Hewlett Packard Enterprise, focada em serviços de informática para empresas. A expectativa é que a divisão seja concluída em novembro deste ano.
"A Hewlett Packard Enterprise será menor e mais focada no que a HP é hoje em dia", afirmou Whitman. O anúncio foi feito depois do fechamento das bolsas em Wall Street. Nas operações eletrônicas duas horas depois do final da sessão, as ações da HP caíam 1,33%.
Com informações de agências