Google recebe sinal verde para testar drones nos EUA

Companhia pretende enviar de suprimentos a lugares inóspitos com aeronaves

por Nathália Guimarães qua, 03/08/2016 - 12:53
Reprodução Google irá testar a entrega de cargas e viagens fora do campo de visão do operador da aeronave Reprodução

O órgão que administra a aviação dos EUA concedeu autorização para a Alphabet, empresa que controla o Google, conduzir testes com drones em solo norte-americano. A iniciativa faz parte de uma série de ações para incentivar o uso dos veículos aéreos não tripulados. O governo planeja gastar mais de US$ 35 milhões em pesquisas neste setor nos próximos cinco anos.

O projeto do Google com drones, revelado pela primeira vez em 2014, utiliza estes veículos para realizar entregas. Com a ajuda destes equipamentos, a companhia pretende enviar suprimentos a lugares inóspitos, além oferecer auxílio em cenários de desastres e situações emergenciais.

Os drones do Google decolam verticalmente, e embora não sejam tão manobráveis quanto outros veículos deste tipo, eles podem voar mais longe e transportar mais peso. De acordo com a autorização concedida pelos EUA, a companhia de tecnologia poderá testar a entrega de cargas e viagens fora do campo de visão do operador da aeronave.

A empresa também deverá desenvolver e implementar uma interface aberta de gerenciamento de drones para operações de baixa altitude, e essa plataforma deverá ser compartilhada com poder público. As novas medidas abrem portas para outras companhias de tecnologia que desejam realizar testes em solo norte-americano.

A Amazon, por exemplo, foi forçada a testar seus drones de entrega no Reino Unido, devido às regras restritivas do governo dos EUA. Segundo estimativas da associação internacional de veículos não tripulados, a indústria tem potencial de gerar mais de US$ 82 bilhões para a economia dos EUA, além de criar até 100 mil postos de trabalho até 2025. 

COMENTÁRIOS dos leitores