Pai da internet explica porque a rede está em perigo

Tim Berners-Lee pede que empresas e usuários lutem para que a internet cumpra seu verdadeiro potencial

por Nathália Guimarães seg, 13/03/2017 - 11:01
Divulgação/Campus Party Brasil Tim Berners-Lee, criador da internet Divulgação/Campus Party Brasil

A propagação de notícias falsas. Esta é uma das maiores ameaças enfrentadas pela internet atualmente, de acordo com seu inventor, o britânico Tim Berners-Lee. Para marcar os 28 anos da criação da web, ele escreveu uma carta aberta discutindo as questões que ele avaliou como preocupantes.

Tim Berners-Lee acredita que é preciso lutar para que a internet cumpra seu verdadeiro potencial, como uma ferramenta que serve toda a humanidade. Segundo o criador, a facilidade com que as notícias falsas se espalham pela rede é um dos temas mais desafiadores.

Ele diz que a maioria dos usuários se informam usando como fonte um punhado de redes sociais ou motores de buscas. Tais sites ganham mais dinheiro quando seus links estão em evidência e, por isso, exibem com mais frequência conteúdos que atraiam o maior número de pessoas.

"O resultado é que esses sites nos mostram conteúdo que acreditam que nós vamos querer clicar - o que significa que desinformação ou notícias falsas, que têm títulos surpreendentes, chocantes, criados para apelar aos nossos preconceitos, podem se espalhar como fogo", disse, na carta.

Para ele, esse é um problema complexo, mas existem alguns caminhos a serem seguidos. Um deles é incentivar grandes empresas como o Google e o Facebook a tomar a linha de frente nesta batalha. "Precisamos de mais transparência algorítmica para entender como importantes decisões que afetam nossas vidas estão sendo feitas, e talvez um conjunto de princípios comuns a serem seguidos", ressaltou.

Em sua carta, ele também abordou questões sobre o controle de dados pessoais. As pessoas estão entregando suas preciosas informações quando se inscrevem em sites, e isso tem preocupado Tim Berners-Lee. Ele afirma que muitas vezes os usuários não possuem meios de contatar as empresas sobre o que não querem compartilhar.

"Quando nossos dados são armazenados em espaços particulares, longe de nosso alcance, perdemos as benesses que poderíamos ter caso tivéssemos controle direto sobre os dados e escolhêssemos quando e com quem gostaríamos de compartilhá-los", disse.

Apesar de apresentar essas questões e cobrar mais comprometimento para que esses desafios sejam superados, Tim Berners-Lee admite que as soluções não serão simples e precisarão contar com a colaboração de usuários e empresas.

LeiaJá também

--> Google lança iniciativa contra notícias falsas no Brasil

--> Saiba identificar notícias falsas e evitar golpes online

COMENTÁRIOS dos leitores