Administradores de grupos do WhatsApp podem até ser presos

Nova regra indiana quer responsabilizar os administradores pelo que é postado nos grupos

por Nathália Guimarães seg, 24/04/2017 - 12:04
Reprodução WhatsApp, que pertence ao Facebook Reprodução

Os administradores de grupos do WhatsApp agora têm mais uma responsabilidade e podem até ser presos, de acordo com uma nova lei em vigor na Índia. Segundo a nova regra, estas pessoas serão responsáveis por garantir que seus amigos e familiares compartilhem apenas informações verdadeiras nos chats, evitando a disseminação de notícias falsas.

As novas regras mantêm o administrador de qualquer grupo responsável pelo que está postado dentro dele. Tanto o Facebook como o WhatsApp permitem que um ou mais usuários gerenciem as janelas de chat.

A tática para evitar a disseminação de notícias falsas foi estabelecida em uma ordem conjunta pelo magistrado do distrito de Varanasi, Yogeshwar Ram Mishra, e pelo superintendente sênior da polícia Nitin Tiwari. Qualquer um que quebrar a regra pode ser preso.

As autoridades dizem que os administradores devem monitorar o que todos os membros de um grupo estão postando e, assim que algo falso é identificado, remover o infrator do chat. Eles também devem informar a polícia sobre as informações enganosas e, caso ignorem a orientação, serão responsabilizados pela propagação da notícias falsas, sugeriram os oficiais.

LeiaJá também

--> WhatsApp Web testa opção de apagar mensagem já enviada

COMENTÁRIOS dos leitores