Medidor de glicose high-tech vence a Imagine Cup
Equipe da República Tcheca criou medidor de glicose inteligente personalizado para crianças com diabetes
A Imagine Cup, competição anual da Microsoft de projetos de estudantes de alta tecnologia, teve seu grande vendedor revelado nesta quinta-feira (27). A equipe da República Tcheca X.GLU, criadora de um medidor de glicose inteligente personalizado para crianças com diabetes, conquistou o torneio e levou para casa a premiação de US$ 100 mil e uma sessão de mentoria com Satya Nadella, CEO da Microsoft.
A equipe tcheca criou um dispositivo medidor de glicose que não tem botões e pode ser personalizado com um smartphone. Ele é controlado inteiramente por um aplicativo, é alimentado por uma conexão sem fio e não requer pilhas ou fios. Os resultados são mostrados quase que instantaneamente na tela. O usuário só precisa trocar a tira descartável coletora de sangue a cada medição.
O dispositivo armazena os dados na nuvem para torná-los disponíveis ao médico do usuário, desta forma, o especialista pode oferecer um feedback quase que instantâneo sobre o processo de tratamento. Segundos os criadores do aparelho, as informações são criptografadas, o que garante sua segurança.
De acordo com a Microsoft, os jovens pretendem usar o prêmio da competição para continuar com a pesquisa. Projetos dos EUA, Argentina e Canadá foram os outros mais bem colocados na Imagine Cup. No total, 54 equipes de 39 países concorreram na final mundial do torneio.
LeiaJá também
--> Achou falha no Windows? Você pode ganhar até US$ 250 mil