Nissan cria sistema que prevê manobras para os motoristas
O B2V funciona utilizando o método de eletroencefalografia para medir os padrões elétricos do cérebro, por meio de um fone de ouvido com eletrodos, o que possibilita que o carro execute os movimentos ainda antes que o condutor pense em fazê-lo
A empresa japonesa Nissan desenvolveu uma tecnologia que visa a combinação de automatização com o fator humano. Esse sistema se chama ‘brain-to-vehicle’ (cérebro-para-carro, em tradução livre), ou apenas B2V. O software tem como objetivo fazer com que as reações dos motoristas no trânsito sejam mais rápidas. “A maioria das pessoas que imagina um carro autônomo costumam ter uma visão impessoal sobre o futuro, como se os humanos fossem deixar as máquinas controlarem tudo”, afirma a vice-presidente executiva da Nissan, Daniele Schillaci. “Já a tecnologia da BV2 faz o oposto. Ela utiliza sinais cerebrais para tornar a direção mais agradável”, completa.
Ainda em versão teste, o B2V terá sua estreia durante Consumer Electronics Shows (CES), em Las Vegas, de 8 a 11 de janeiro. O sistema funciona utilizando o método de eletroencefalografia para medir os padrões elétricos do cérebro, por meio de um fone de ouvido com eletrodos.
Enquanto o motorista não estiver controlando o veículo por meio do pensamento, o B2V possibilita que o veículo preveja as ações que ele deveria tomar, como, brecar, acelerar etc. Ou seja, o carro pode executar os movimentos ainda antes que o motorista pense em fazê-lo.