Facebook vai recompensar quem achar app que coleta dados
Rede social está expandido seu programa de recompensas para incluir aplicativos que fazem uso indevido de dados de usuários
O Facebook anunciou que vai expandir seu programa de recompensas de bugs, normalmente reservado para vulnerabilidades de segurança que permitem que hackers ataquem a rede social, para incluir aplicativos que fazem uso indevido de dados de usuários.
"O programa de recompensas de bugs do Facebook será expandido para que as pessoas também possam nos reportar caso encontrem o uso indevido de dados por desenvolvedores de aplicativos", disse o vice-presidente de parcerias de produtos do Facebook, Ime Archibong, em um post no blog.
Tudo isso ocorre depois que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, prometeu auditar todos os aplicativos de comportamento suspeito e limitar a quantidade de informações que os desenvolvedores podem acessar.
Os programas de recompensa de bugs pagam pesquisadores de segurança por reportar falhas técnicas aos sites e, em alguns cenários, oferecem até US$ 100 mil como prêmio. Especialistas dizem que a decisão do Facebook permitirá que mais pessoas, incluindo aquelas tecnicamente menos capacitadas, participem da iniciativa.
O Facebook está sofrendo uma pressão política e do público em geral desde que reconheceu que um aplicativo coletou dados de mais de 50 milhões de usuários e os compartilhou indevidamente com consultoria política Cambridge Analytica. As informações teriam sido usadas pela campanha do presidente americano Donald Trump para direcionar propaganda política.
LeiaJá também
--> Após escândalo, Facebook cria mais recursos de privacidade