Aplicativos fazem sucesso e viram fonte de renda

Em Belém, estudantes de Ciência da Computação criam o app Açaí Delivery e confirmam que iniciativas inovadoras na área da tecnologia dão certo

qui, 23/05/2019 - 16:11
Ramon Almeida/LeiaJáImagens Alan Marceo e Daniel Pinon: aposta em inovação Ramon Almeida/LeiaJáImagens

Devido à crise econômica que levou 13,4 milhões de brasileiros ao desemprego, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o empreendedorismo na área da tecnologia tem sido uma alternativa de renda. Os aplicativos estão entre os negócios mais procurados.

Daniel Pinon, aluno do curso de Ciência da Computação, contou como ele e sua equipe criaram o aplicativo Açaí Delivery. “Ele é muito simples. A função do aplicativo é mapear os pontos da região e colocar o entregador mais próximo para levar o açaí ao cliente. No começo de tudo, a gente queria fazer um negócio, mas não sabíamos como e por onde começar. Tivemos algumas orientações, participamos de palestras, usamos o network para ter um contato com outras pessoas, compartilhar conhecimentos. Foi aí que pensamos em desenvolver algo que fosse da nossa região, o açaí”, disse.

“Para criar uma programação, preciso pensar no meu software, seja ele um aplicativo ou um sistema web, a função dele é poder resolver o problema ou a ideia", disse Marceo. "Depois, faço uma série de análises do sistema antes da programação, criando uma documentação, fazendo a listagem de todas as personalidades que esse sistema vai ter e a partir disso que eu vou criar a programação”, assinalou.

Segundo Marceo, a linguagem vai dar início à programação do sistema. "No desenvolvimento Android, a linguagem mais utilizada tem sido o Java. Caso queira programar para IOS, terei que aprender outras duas  linguagens, como o Objective-C e o Swift", disse.  

O custo de lançamento do produto varia de acordo com as ambições do projeto. “Se a pessoa quiser publicar o seu aplicativo na loja do Android, é necessário que haja uma programação, por exemplo, pelo Windows, através do Android Studio. Para poder postar na loja, tem que pagar uma taxa única de 25 dólares”, ressaltou o coordenador.

Por Ramon Almeida.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores