Facebook destaca programa de verificação contra fake news

O programa de verificação de fatos independentes conta com mais de 80 organizações em todo o mundo

sex, 26/08/2022 - 13:15
Reprodução Informativo de informação falsa na plataforma Reprodução

Com a missão de limitar o compartilhamento de informações falsas com potencial de causar danos e enganar pessoas, o Facebook mantém um programa de verificação independente e procedimentos para lidar com fake news. Mais de 80 organizações certificadas pela International Fact-Checking Network (IFCN) ajudam a identificar e classificar as informações. 

Com foco em casos virais, a Meta sinalizou a importância da rede independente. "Não acreditamos que uma empresa privada como o Facebook deva ser o árbitro da verdade. Por isso, contamos com verificadores de fatos parceiros". 

No Brasil, o programa é aprimorado desde 2018 e conta com seis parceiras: Agência Lupa, AFP, Aos Fatos, Estadão Verifica, Reuters Fact Check e UOL Confere.   

A empresa explica que, após o conteúdo ser identificado como falso, alterado ou parcialmente falso, sua distribuição é significativamente reduzida para que menos pessoas o vejam. Se mesmo assim ele aparecer no feed, o post é coberto para que os usuários decidam se querem visualizar e um rótulo com mais informações é acrescentado. 

 Esses conteúdos ficam impedidos de ser impulsionados e os usuários que tentar compartilhá-los são avisados sobre a mentira ou veracidade duvidosa.  

Acompanhe o passo a passo para denunciar uma publicação como informação falsa:  

-Toque em ••• ao lado da publicação que você deseja marcar como falsa.  

-Toque em Denunciar publicação.  

-Toque em Informação falsa e, depois, selecione o tipo de informação falsa.  

-Toque em Enviar e em Concluir. 

COMENTÁRIOS dos leitores