Facebook destaca programa de verificação contra fake news
O programa de verificação de fatos independentes conta com mais de 80 organizações em todo o mundo
Com a missão de limitar o compartilhamento de informações falsas com potencial de causar danos e enganar pessoas, o Facebook mantém um programa de verificação independente e procedimentos para lidar com fake news. Mais de 80 organizações certificadas pela International Fact-Checking Network (IFCN) ajudam a identificar e classificar as informações.
Com foco em casos virais, a Meta sinalizou a importância da rede independente. "Não acreditamos que uma empresa privada como o Facebook deva ser o árbitro da verdade. Por isso, contamos com verificadores de fatos parceiros".
No Brasil, o programa é aprimorado desde 2018 e conta com seis parceiras: Agência Lupa, AFP, Aos Fatos, Estadão Verifica, Reuters Fact Check e UOL Confere.
A empresa explica que, após o conteúdo ser identificado como falso, alterado ou parcialmente falso, sua distribuição é significativamente reduzida para que menos pessoas o vejam. Se mesmo assim ele aparecer no feed, o post é coberto para que os usuários decidam se querem visualizar e um rótulo com mais informações é acrescentado.
Esses conteúdos ficam impedidos de ser impulsionados e os usuários que tentar compartilhá-los são avisados sobre a mentira ou veracidade duvidosa.
Acompanhe o passo a passo para denunciar uma publicação como informação falsa:
-Toque em ••• ao lado da publicação que você deseja marcar como falsa.
-Toque em Denunciar publicação.
-Toque em Informação falsa e, depois, selecione o tipo de informação falsa.
-Toque em Enviar e em Concluir.