UFPE divulga normas para economizar energia elétrica
Iluminação natural terá prioridade sempre que for suficiente. Outra medida diz que os aparelhos de ar condicionado deverão ser desligados das 17h30 às 20h30
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou, nesta segunda-feira (4), ações para economizar energia elétrica e consequentemente diminuir gastos públicos. As medidas são endossadas por uma portaria normativa da instituição de ensino, a partir de argumentos do reitor Anísio Brasileiro.
Segundo a UFPE, a portaria tem como embasamento o Decreto nº 8.540, de 9 de outubro de 2015, que estabelece como meta, no âmbito da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional, a redução de 20% sobre o valor total dos contratos e instrumentos congêneres. Entre as medidas a serem aplicadas na Federal, sempre que a iluminação natural for suficiente para a realização das atividades acadêmicas, as lâmpadas das salas de aula ou das unidades administrativas deverão ser desligadas, bem como os aparelhos de refrigeração das salas de aulas e espaços de trabalho serão desligados no horário das 17h30 às 20h30.
A Universidade também orienta que, sempre que não existirem atividades, deverão ser desligados computadores, lâmpadas, estabilizadores e ar condicionados. A portaria ainda exige que os monitores dos computadores devem estar configurados no modo de desligamento automático, devendo os gestores dos prédios vigiarem o cumprimento das normas.
De acordo com a UFPE, no caso das atividades que possuem procedimentos específicos que não se enquadram no cumprimento da portaria normativa, essas deverão ser submetidas à “apreciação da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, com as devidas justificativas, para análise e decisão sobre a flexibilização e/ou procedimento a ser adotado”. A duração da portaria será de quatro meses.