Reta final do Enem: veja dicas para uma boa prova

Prova teve mais de 8 milhões de inscritos e será realizada nos dias 5 e 6 de novembro

por Rebeca Ângelis ter, 27/09/2016 - 14:35
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Candidatos precisam de calma para a hora da prova Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A pouco mais de um mês para a realização das provas do Enem 2016, com um número de 8,6 milhões de inscritos, a reta final mostra que ainda há tempo de estudar as rotinas que devem ser adotadas para um bom resultado e aproveitamento. O Portal LeiaJá traz algumas dicas da Stoodi - startup de educação a distância - para os feras deixarem de lado o nervosismo e focar em alguns hábitos para ter êxito nas avaliações marcadas para 5 e 6 de novembro.

Foque nas revisões

Agora não é mais tempo de aprender matérias novas. O importante nessa fase é focar na revisão do conteúdo e resolução de edições anteriores do Exame. Dessa forma, será mais fácil se familiarizar com a linguagem para conseguir um desempenho melhor no dia da prova.

Crie conexões entre diferentes matérias

Fazer conexões entre as matérias para entender como aquele assunto influencia em seu dia a dia é uma das dicas mais importantes para não se perder no meio do caminho. Por exemplo, na hora de escrever uma redação sobre dengue, lembre-se dos princípios biológicos de como a doença é transmitida para os humanos, os estágios em que ela pode evoluir, bem como os avanços atuais da ciência sobre o caso. A partir desse ponto, faça um link e discuta os direitos da sociedade que possui a doença, maneiras de se prevenir e por aí vai...

Leia bastante para se atualizar

Com inúmeros fatos circundando os cenários político, econômico e social, fica até difícil acompanhar tudo. Mas manter-se atualizado sobre o que acontece no mundo é muito importante. É preciso entender essas informações para resolver as questões de atualidades e para formar um repertório de redação. Apresentar dados de fontes confiáveis é a forma mais simples de fundamentar uma opinião e sustentar um argumento.

Otimize o tempo

É válido aproveitar o tempo que resta para dar uma olhada em alguma lacuna que possa ter ficado, bem como organizar e ver qual são as prioridades. Nessa etapa, é importante dar ênfase ao assunto que precisa de maior atenção.

Manter a calma e o foco

De nada adiantará o esforço de todo o tempo dedicado aos estudos quando se entra em desespero. Um psicológico equilibrado, com muita tranquilidade e confiança, são diferenciais na hora de realizar qualquer prova - principalmente no caso do Enem que requer muita concentração e interpretação de texto. O que vale é meditar e relaxar, mas sempre manter foco.

LeiaJá também

-->Advogado usa mandado para suspender MP do ensino médio

-->IFPE em Recife abre vagas para cursos de inglês e francês 

-->Veja como fazer uma boa prova de física no Enem

COMENTÁRIOS dos leitores