Em protesto, professores fecham o Centro do Recife

Categoria busca reajuste salarial e melhores condições de trabalho

por Lara Tôrres qua, 16/05/2018 - 11:54

Os professores da rede municipal de ensino do Recife realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (16), na área central da capital pernambucana. A categoria está em greve desde a última segunda-feira (14), reivindicando que o prefeito Geraldo Júlio reajuste os salários de todos os professores de acordo com a lei federal do piso salarial e com a lei municipal que criou o plano de cargos e carreiras. 

Os cerca de 2 mil professores que participam do ato travaram o trânsito por alguns minutos no cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, junto à Ponte Duarte Coelho. A via, neste momento, já está liberada e o ato seguiu em caminhada até a sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, que fica na região central da cidade.

De acordo com as afirmações feitas pela a coordenadora geral do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Marina Presbítero, ao LeiaJá, a proposta do poder executivo municipal é reajustar apenas o salário dos profissionais que têm o magistério. Todos os demais, segundo ela, não têm nenhum percentual de reajuste. 

Ela também afirmou que a categoria reivindica melhorias nas escolas para aprimorar as condições de trabalho, uma vez que, segundo Marina, muitas escolas municipais funcionam em casas adaptadas e outras que têm sede própria possuem problemas de estrutura. Ela citou como exemplo de problemas o mofo, incêndios e desabamento do teto de escolas recém-construídas. 

Além dos professores, outros servidores municipais do Recife também estão em greve e têm realizado protestos em prol do reajuste de salários e melhores condições de trabalho. Também na manhã desta quarta-feira, o sindicato dos servidores está reunido em assembleia com o objetivo de discutir a continuidade de sua paralisação.

LeiaJá também

--> Professores municipais do Recife deflagram greve

--> Geraldo é chamado de 'inútil' em paródia de hit de MC Loma 

COMENTÁRIOS dos leitores