Como a família pode ajudar estudantes na redação do Enem?

O professor de literatura, redação e gramática Isaac Melo deu dicas para pais e responsáveis durante a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

por Lara Tôrres seg, 07/10/2019 - 20:34
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Pressão e negligência podem atrapalhar o rendimento do aluno Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A relação da família com a escola, o cursinho pré-vestibular e o tratamento dado ao estudante exercem influências no emocional do aluno que vai fazer o Enem e pode impactar a nota da redação. O professor Isaac Melo, que se dedica ao ensino de literatura, gramática e redação em escolas e cursos preparatórios, defende essa ideia e, nesta segunda-feira (7), concedeu uma entrevista ao LeiaJá após realizar uma palestra sobre o tema durante a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Isaac explicou que tanto as cobranças excessivas quanto a omissão por parte da família no processo de construção de aprendizagem do estudante que está sonhando com uma vaga no ensino superior são posturas negativas que prejudicam o processo de aprendizagem de escrita do aluno. A pressão para que o estudante escolha um curso que a família considera de prestígio e alto retorno financeiro é um exemplo de conduta a ser evitada pelas famílias, disse o professor. 

A necessidade de chegar junto dos educadores e dos estudantes para entender como a prova de redação se estrutura e quais estão sendo as dificuldades do filho, buscar ajudar o aluno a ampliar sua visão de mundo e conhecimento, por outro lado, são condutas estimuladas pelo professor Isaac. Ele afirma que os pais devem buscar conversar com os filhos sobre notícias, levantar debates com eles e entender junto aos professores em quais competências da redação o estudante tem mais dificuldade e como corrigir os erros, por exemplo.

Porém, é preciso atenção para não adotar uma postura de rigidez excessiva com o estudante e terminar criando um ambiente de ansiedade, estresse e cobrança demais que, no lugar de melhorar o desempenho, tanto pode levar a uma queda de rendimento quanto ao adoecimento mental do aluno. Isaac lembra que “ninguém nasce um Machado de Assis” pois a escrita é um processo de construção e aprendizado de longo prazo e constante, que exige dedicação, esforço e atenção.

Para auxiliar bem os filhos, ele recomenda que os pais não somente o estimulem desde cedo mas também entendam que é preciso haver equilíbrio entre momentos de esforço e lazer para uma vida saudável, ou podem surgir problemas como estresse, depressão e ansiedade, muitas vezes vistos pelos pais como uma fase passageira ou como “frescura”. O professor lembra que além de uma queda de rendimento na prova e adoecimento físico e mental, essa postura da família pode até levar os filhos a se tornarem futuros profissionais bem-sucedidos, porém nada realizados e infelizes. 

LeiaJá também

--> Espaço Alquimia traz conteúdos para o Enem na Bienal

--> Bienal terá livro sobre mulheres negras bem-sucedidas

--> Professor faz experimentos de química na Bienal do Livro

--> Vai Cair No Enem na Bienal Internacional do Livro de PE

 

COMENTÁRIOS dos leitores