Aulão do Vai Cair no Enem abre com filosofia e sociologia

Último aulão que antecede ao Enem, é realizado no Recife, na manhã deste sábado (26)

por Francine Nascimento sab, 26/10/2019 - 09:51
Reprodução/YouTube/ VaiCairnoEnem Cristiane Pantoja é professora de filosofia e sociologia Reprodução/YouTube/ VaiCairnoEnem

O último aulão da série de aulões promovidos pelo Vai Cair no Enem começou, neste sábado (26), com muitas reflexões ligadas aos pensamentos filosóficos e do mundo da sociologia. A professora das duas disciplinas, Cristiane Pantoja, revisou assuntos e deu dicas para os candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já no próximo domingo (3). O evento é realizado na UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, no bairro das Graças, no Recife.

Sócrates, Platão e Aristóteles são alguns dos grandes nomes da filosofia clássica e que geralmente têm suas ideias pautadas na prova do Enem. E foi sobre os raciocínios desses pensadores que a docente iniciou a revisão, destacando que para entender os teóricos é preciso estudar as suas metodologias. A maiêutica socrática, que segundo a professora tem a ver com a reconstrução das ideias, foi um dos temas explicados por Pantoja.

“Nós nascemos em uma sociedade com pensamentos pré-determinados. Será que aquele pensamento que você tem é seu ou não? Então, quando Sócrates chama você para a maiêutica, ele quer que você reconstrua suas ideias com a própria cabeça com seu próprio questionamento”, explicou a educadora. Outros conteúdos abordados por Pantoja foram o positivismo, sofismo e ação social do sociólogo Max Weber.

Perguntada pelo apresentador e editor do LeiaJá Nathan Santos se ela acredita que a prova virá com ou sem ideologias, Cristiane Pantoja respondeu que tudo irá depender se essa ideologia vai ser usada. Segundo a docente, ela pode servir para educar e orientar, mas também para doutrinar. “A questão é que não existe nada com o ser humano que não é feito dentro de ideias, com ideologia. A prova vem cheia de ideologias, sim. Mas a questão é como essa ideologia vai ser usada de uma forma imparcial para o seu aprendizado e não exatamente para o que você acredita que seja”, concluiu. Confira como foi a aula:

 

LeiaJá também

-> Aulão do Vai Cair no Enem aborda Brasil Republicano

--> 'Não existe texto neutro', diz docente em aulão para Enem

-->  Linguagens encerra aulão do Vai Cair no Enem no Recife

--> Veja as apostilas do aulão do Vai Cair no Enem no Recife

COMENTÁRIOS dos leitores