Enem: votação de candidatos poderá adiar prova, diz MEC

'Se a maioria topar adiar, a gente adia', prometeu Abraham Weintraub. Votação será na Página do Participante

por Nathan Santos ter, 19/05/2020 - 18:20
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Abraham Weintraub, ministro da Educação Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que, caso a maioria dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vote a favor do adiamento do processo seletivo, a prova será adiada. A declaração foi dada, na noite desta terça-feira (19), em live realizada pelo próprio ministro no Instagram, iniciada às 18h.

Antes da live, Weintraub anunciou que o Ministério da Educação (MEC) fará uma consulta, em junho, com a participação dos candidatos inscritos. Em pauta, segundo o ministro, serão feitas as seguintes perguntas: “Vamos manter a data?”; “Adiar por 30 dias?”; “Suspender até o fim da pandemia?”.

"O MEC fará uma consulta, na última semana de junho, a todos os inscritos, através da 'Página do Participante', do @inep_oficial. Vamos manter a data? Adiar por 30 dias? Suspender até o fim da pandemia? O Gov @jairbolsonaro quer saber a opinião dos brasileiros!", postou o ministro da Educação em sua conta no Twitter.

Ainda na live pelo Instagram, Abraham garantiu que a consulta levará em consideração o desejo da maioria dos estudantes inscritos. “Vamos perguntar para a parte interessada, quem realmente quer fazer o enem. Nós brasileiros somos todos iguais, vamos perguntar para quem está inscrito, se a maioria topar adiar, a gente adia. Temos que respeitar o desejo da maioria”, disse o ministro da Educação.

“Dar voz aos estudantes, sim, eu concordo. Todo mundo que está inscrito no Enem vai poder votar. Tendo o resultado, teremos uma foto muito clara. Se a gente dialogar, todo mundo tem a ganhar”, finalizou.

Sobre o processo de votação, o ministro adiantou que cada candidato, com sua senha, deverá acessar individualmente a Página do Participante, durante a última semana de junho. Ouça, a seguir, o áudio da live com mais detalhes:

Aulas presenciais, em inúmeros cursos e escolas, foram suspensas como estratégia de combate ao novo coronavírus. Sem encontros físicos com os professores, muitos estudantes acreditam que não terão uma boa preparação para o Enem, defendendo, assim, um novo cronograma para o Exame.

As provas impressas estão programadas para 1º e 8 de novembro, enquanto a versão digital está prevista para 22 e 29 de novembro. Para dicas gratuitas sobre o Exame, siga o Instagram @vaicairnoenem.

COMENTÁRIOS dos leitores